Previsão do Tempo
Bauru
Bairros

12 quadras são interditadas nesta 5.ª para Corpus Christi

São esperados entre 8 mil e 10 mil fiéis para a caminhada, que seguirá da Paróquia Santa Teresinha até a Catedral

15/06/17 07:00
Tisa Moraes

A Emdurb irá interditar, a partir das 7h30 desta quinta-feira (15), 12 quadras da região central da cidade para a procissão de Corpus Christi. São esperados entre 8 mil e 10 mil fiéis para a caminhada, que terá início na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, localizada na Praça Rodrigues de Abreu.

Nas escadarias da igreja, às 16h, será realizada a missa campal, com a presença do bispo dom Caetano Ferrari e padres de todas as paróquias de Bauru. Em seguida, a procissão segue pelas ruas Sete de Setembro e Gustavo Maciel até, enfim, chegar à Praça Rui Barbosa, onde fica a Catedral do Divino Espírito Santo.

Em razão da celebração, até as 21h, permanecem bloqueadas as quadras 9 a 13 da rua Sete de Setembro, 8 a 13 da rua Gustavo Maciel e quadra 8 da rua Primeiro de Agosto. As interdições começam cedo em razão da decoração do trajeto, que receberá pó de serra colorido, E.V.A., tecidos e flores e imagens de inspiração religiosa.

Segundo o pároco da catedral, Marcos Eduardo Pavan, aproximadamente 1 mil devem trabalhar a partir das 7h30 para preencher o percurso com os enfeites. "Algumas paróquias devem fazer uma homenagem em alusão ao Tricentenário da Aparição da Imagem de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba", detalha. Concluída a caminhada, os fiéis receberão a bênção do Santíssimo nas escadas da catedral.

AJUDA

Como grande parte dos serviços da cidade não funcionará nesta quinta-feira (confira o 'abre e fecha' no quadro no final), a previsão é de que mais pessoas consigam demonstrar sua crença em Jesus Cristo durante a procissão. E o tempo promete ajudar. Segundo o Centro de Meteorologia de Bauru (IPMet), o dia terá predomínio de céu claro, sem previsão de chuva.

Neste ano de crise, visando levar ajuda a famílias em dificuldades financeiras, o padre Marcos pede para que os fiéis participem doando alimentos. "Pedimos para que tragam gêneros alimentícios básicos, como arroz, feijão, macarrão, farinha, açúcar, óleo e leite, para destinar às instituições atendidas pelas paróquias. Diante desta situação de desemprego no País, temos sentido que as famílias estão precisando mais", explica.

Os donativos podem ser levados ainda hoje até a paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, antes do início da missa campal. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3879-8706, na Cúria Diocesana, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30.

Cristo

Corpus Christi é uma expressão latina que significa Corpo de Cristo. Na Igreja Católica, a tradição é celebrada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. A procissão pelas ruas consta no Código de Direito Canônico, que determina a caminhada “para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente, na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo”. Em muitas cidades brasileiras, é costume ornamentar as ruas por onde a procissão passa com tapetes coloridos e desenhos de inspiração religiosa que enfocam, principalmente, o tema Eucaristia. A tradição surgiu em Portugal e foi trazida para o Brasil pelos colonizadores.

Ler matéria completa
Mais notícias em Bairros
As mais compartilhadas no Face
voltar ao topo