Previsão do Tempo
Bauru
Cultura

'Você toca Raul? Toco. Raul Torres'

Produção bauruense sobre pioneiro do cancioneiro caipira paulista entra em um dos maiores festivais de documentários musicais do mundo

18/06/17 07:00
João Pedro Feza
Divulgação
Roger Lima (de chapeu) como Raul Torres e Leandro Ferrari em vagão na estação de Bauru

O título acima é um divertido trecho do documentário "Eu Sou Raul Torres, Violeiro Sim Sinhô". O trabalho, que tem direção de Leandro Ferrari e Daniel Figueira, acaba de ganhar espaço de exibição no In-Edit (um dos maiores festivais de documentários musicais do mundo).

O evento, que nasceu em Barcelona, ocorre também no Brasil pela nona vez (desde dia 13 até 25 de junho). "Eu Sou Raul Torres..." será exibido em São Paulo em três datas: hoje, 21 e 24 de junho.

Formado em produção audiovisual pelas Faculdades Integradas de Bauru (FIB) e agora pós-graduando em direção de arte pela Estácio de Sá, Ferrari tem 30 anos e mostra especial gratidão por ver seu primeiro documentário dividir atenções no festival com produções que abordam trajetórias, por exemplo, de Caetano Veloso, Gilberto Gil e do grupo Sepultura.

"O documentário tem 25 minutos e está inédito. Ficamos muito satisfeitos em fazer a inscrição e ter o trabalho aceito num festival tão relevante", comenta ele - que é editor de imagem na Record TV Paulista em Bauru.

Reprodução
Raul Torres

LONGA ESTRADA

Para finalizar o doc., Ferrari contou com parte dos custos assumidos pelo Canal Futura e, entre 2015 e 2016, foi atrás de entrevistados como o violeiro Levi Ramiro (Pirajuí) e o músico e pesquisador Paulo Freire (autor do livro "Eu Nasci Naquela Serra - A história de Angelino de Oliveira, Raul Torres e Serrinha", espécie de ponto de partida para o documentário). 

Depoimentos de Inezita Barroso e Tinoco sobre Raul Torres, previamente existentes, foram inseridos.

Quase toda a equipe de produção é de Bauru e, agora, o objetivo passa a ser também apresentar o documentário por aqui e em Botucatu, terra natal de Raul. "Lá, queremos exibir para crianças na escola que leva o nome dele."    

TOCA RAUL...

E antes que a matéria acabe, vale dizer que o título acima "Você toca Raul. Toco. Raul Torres" é, na verdade, a curiosa resposta que Levi Ramiro conta dar quando perguntam se ele supostamente toca Raul Seixas. Seja como for, algo é certo: o Brasil está bem servido de "Rauls" musicais. 

Raul da raiz brasileira

Nascido em Botucatu, onde há monumento em sua homenagem, Raul Torres (11/7/1906 - 12/7/1970) foi um dos grandes compositores e pesquisadores da música caipira na primeira metade do século XX. Chegou a tocar samba no início de carreira até formar dupla com sobrinho, Serrinha, em 1937. Já em 1945 começou a compor com João Pacífico - outro ícone da música raiz. Já em São Paulo formou dupla com Florêncio e foi sucesso na Rádio Record por anos seguidos. Casou-se com Adelina Aurora Barreira quando já tinha 50 anos e com ela dividiu a arte, a vida e o amor até 1970.

Ficha técnica completa do documentário

Direção: Leandro Ferrari e Daniel Figueira

Produção: Nidowilliam Spadotto

Direção de fotografia: Henrique Biazetti

Montagem: Luiz Fabiano Marquezin

Pesquisa: Daniel Figueira

Roteiro: Leandro Ferrari

Áudio e trilha sonora: Eduardo Marques

Op. Câmera: Henrique Biazetti, Leandro Ferrari, Daniel Figueira, Nidowilliam Spadotto, Luiz Fabiano Marquezin e Eduardo Marques

Sucessos eternos

"Cabocla Tereza" ("Há tempo eu fiz um ranchinho / Pra minha cabocla morá"), "Mourão da Porteira"  e "Pingo D'água" são três dos muitos sucessos compostos por Raul Torres e João Pacífico. Raul também assina sozinho "Moda da Mula preta" ("Eu tenho uma mula preta tem sete parmo de artura...").  

SERVIÇO

Documentário "Eu Sou Raul Torres, Violeiro Sim Sinhô". Direção: Leandro Ferrari e Daniel Figueira. Inédito. 25 min. Exibições em São Paulo no In-Edit: 18/6, 18h, na Cinemateca; 21/6, 15h30, no CCSP; 24/6, 15h30, no Matilha Cultural. Site do evento: http://br.in-edit.org/. Trailer: https://goo.gl/vtji2L 

Ler matéria completa
Mais notícias em Cultura
As mais compartilhadas no Face
Recomendado
voltar ao topo