Previsão do Tempo
Bauru
Esportes

Gocil/Bauru começa a trabalhar para definir a próxima temporada

19/06/17 07:00
Thiago Navarro
Aceituno Jr.
O presidente Beto Fornazari (esq.) espera manter base do time e Washington Cinel (dir.), da Gocil, acena com possibilidade de renovação de patrocínio

O fim de semana foi de muita comemoração para o Gocil/Bauru Basket, com a conquista do título do Novo Basquete Brasil (NBB) 2016/17. Diante de mais de 4 mil torcedores que lotaram o ginásio Gigantão, em Araraquara, o Dragão venceu o Paulistano por 92 a 73, e tornou-se o primeiro paulista a ganhar o NBB. Agora, a partir desta semana, a diretoria vai começar a projetar a próxima temporada.

O presidente Roberto Fornazari assumiu o cargo no meio do ano passado, e mostrou ser "pé quente", pois conseguiu alcançar o título nacional que Bauru já esperava há 15 anos, desde que o Tilibra/Copimax havia vencido o Brasileiro de 2002. "A gente planejou desde o início, com muita dificuldade, e fomos muito criticados, com as pessoas dizendo que não havia planejamento, e era justamente o contrário, o foco era a longo prazo, no fim da temporada", declarou, logo após a vitória do último sábado (18).

"Chegar à final talvez fosse uma coisa improvável no começo, mas conseguimos e coroou todo o trabalho de um ano muito difícil. A gente trabalhou demais, e é incrível poder conquistar esse título para a cidade, para os bauruenses, que tanto nos apoiaram. Deixaram a gente chegar, e o nosso time é de chegada, de virada, uma equipe experiente", destacou.

Sobre a montagem do elenco para a próxima temporada, Fornazari diz que pretende manter a base campeã, mas dentro do orçamento. "Queremos, sim, segurar uma base desse time campeão, mas não sabemos ao certo ainda. Todos agora estão valorizados, então vamos procurar manter uma equipe competitiva, mas sem fazer loucuras", afirmou.

PATROCÍNIOS

Desde setembro de 2016, a Gocil é a patrocinadora máster do Bauru Basket, contrato que segue até o final deste ano. Em entrevista ao JC, o empresário Washington Cinel declarou que em breve vai discutir a possibilidade de renovação. "Primeira vamos cumprir o que está em contrato, até o final do ano, mas temos o diálogo com a diretoria para poder prorrogar. Mas por enquanto vamos cumprir nosso compromisso, depois discutiremos isso com calma", frisou.

Também há conversas do Bauru Basket com a MRV Engenharia, que entrou nos playoffs do NBB e pode ampliar sua participação, apurou a reportagem. Nos próximos dias, a diretoria também deve conversar com os demais patrocinadores, parceiros e apoiadores para discutir renovações contratuais e garantir o orçamento necessário para a manutenção de uma equipe competitiva na temporada 2017/18, quando terá como principais disputas o Campeonato Paulista, entre agosto e outubro, o NBB, na qual defenderá o título, entre novembro deste ano e maio/junho de 2018, e ainda a Liga das Américas, no começo do próximo ano - Bauru e Paulistano, que são os representantes brasileiros, esperam a definição da revogação da punição imposta pela Fiba ao basquete nacional.

Jogadores

O armador Valtinho foi peça importante nesta temporada, e ainda vai definir o futuro de sua carreira. Aos 40 anos, o atleta não descarta a aposentadoria. "Vamos ver como serão os próximos dias, se aparecerá algo bom, se não aparecer também posso parar, é uma possibilidade", avalia. Outros jogadores despertam forte interesse do mercado.

O ala Alex Garcia e o ala/pivô Jefferson são sondados pelo Franca, que promete montar uma equipe forte nesta temporada, após garantir o patrocínio do Sesi e do Magazine Luiza. A equipe francana também tem interesse no pivô JP Batista, que era do Flamengo, segundo informações de bastidores.

Tanto Alex quanto Jefferson, contudo, também interessam ao Bauru, a exemplo do armador Gegê e do pivô Shilton, que formam a espinha-dorsal do time campeão nacional. O ala Léo Meindl, outro titular, desperta interesse do basquete europeu, assim como o jovem ala/pivô Gabriel Jaú, uma das revelações do NBB. Já o técnico Demétrius Ferracciú, bastante prestigiado junto à diretoria, é nome praticamente certo para a sequência do projeto.

Segundo a diretoria bauruense, as definições devem começar já nesta semana - até porque as demais equipes, que saíram antes do NBB, já se movimentam no mercado. Nos próximos dias, Bauru já pretende anunciar possíveis renovações e novos nomes, bem como daqueles que eventualmente não forem continuar, em um processo normal de renovação.

Ler matéria completa
Mais notícias em Esportes
As mais compartilhadas no Face
Recomendado
voltar ao topo