Previsão do Tempo
Bauru
Geral

Inverno começa em semana sem chuva, segundo previsão do IPMet

Com início nesta quarta-feira, nova estação deve ser mais fria que em 2016

19/06/17 07:00
Aline Mendes
Douglas Reis
Bauru terá dias de nebulosidade variável, informa IPMet

Uma semana de nebulosidade variável, sem chuva, dará as boas-vindas para o inverno, que começa na madrugada da próxima quarta-feira (21), especificamente às 1h24. A expectativa do meteorologista Fernando Tavares, do Centro de Meteorologia de Bauru (IPMet) da Unesp, é de que a nova estação, marcada principalmente por dias secos, seja mais fria do que no ano passado.

Embora junho de 2016 tenha registrado a temperatura mínima de 4.4 graus, o inverno foi considerado mais quente que o esperado para a estação. No mesmo mês, os termômetros chegaram a marcar 28 graus e, no seguinte, julho, 30.6 graus.

"Caracterizado por ter o dia curto e noite mais longa, pouca chuva e umidade relativa baixa, a previsão é de que o inverno seja mais frio que no ano passado, dentro do normal", avisa o meteorologista para os bauruenses que desejam "matar a saudade" de suas roupas mais quentinhas, em 2017.

Nesta semana, a expectativa é de que as temperaturas máximas oscilem entre 25 e 26 graus. Já as mínimas, entre 14 e 15 graus. "Para os próximos 10 dias não há previsão de uma nova frente fria", antecipa o meteorologista Fernando Tavares

MAIS CHUVOSO

Como já informado pelo JC, o outono deste ano chegou a ser considerado atípico pelo grande volume de chuvas. Em abril e maio, por exemplo, a precipitação acumulada foi de 119.1 e 218.7 este ano, respetivamente. Já em 2016, de 37.8 e 110.2, no mesmo período.

O mesmo fenômeno não deve ser observado na estação que começa dia 21. "O fato de o outono ter sido mais chuvoso não interfere no inverno. Tanto a temperatura quanto as chuvas esperadas são as normais para este período", finaliza Fernando Tavares, do IPMet.

Você sabia?

O inverno, em especial na região de Bauru, tem as seguintes características (*):

* A temperatura do ar apresenta grande diferença entre a máxima e a mínima, com amplitude térmica em torno de 19 graus.

* O número de dias com chuva na cidade durante a estação, climatologicamente, não ultrapassa a três dias por mês.

* Embora seja a estação mais fria, a temperatura máxima durante o dia pode alcançar valores elevados, acima de 30 graus, devido ao bloqueio causado por massas de ar quente e entradas das frentes frias na Região Sudeste.

* Este bloqueio pode resultar em vários dias ensolarados, sem chuva, com baixa umidade do ar, pouca nebulosidade e alta concentração de poluentes.

(*) Fonte: Centro de Meteorologia de Bauru (IPMet).

Ler matéria completa
Mais notícias em Geral
As mais compartilhadas no Face
Recomendado
voltar ao topo