Previsão do Tempo
Bauru
Geral

Bauru tem recorde de calor pelo segundo dia seguido

11/10/17 15:40
Márcia Duran e Ana Beatriz Garcia

Bauru teve recorde de calor na tarde desta quarta-feira (11) pelo segundo dia consecutivo. A temperatura bateu a casa dos 36,5 graus às 15h40. Na terça (10), o bauruense tinha sentido na pele a maior temperatura do ano até então,  às 15h55, quando os termômetros do IPMet atingiram 36,2 graus, marca que já foi superada hoje. A temperatura mais alta de 2017, até então, era de 35,6 graus, em fevereiro.

Segundo o meteorologista do IPMet André Mendonça de Decco, a marca pode ser justificada pela estação. "As temperaturas extremas mais significativas, geralmente, encontram-se na primavera. Esse é um período sem muita nebulosidade para emplacar os raios do sol, que está voltado para o Hemisfério Sul. Isso eleva as temperaturas", explica.

Segundo ele, o desconforto poderia ter sido ainda maior, caso a umidade do ar - que variou entre 30% e 40% na terça -, estivesse maior. "Se a umidade marcasse 70%, por exemplo, em um dia como hoje (terça - 10), o desconforto seria insuportável", comenta, explicando que umidade alta faz com que o corpo fique com suor mais tempo, sem secar. Nesta quarta, a umidade do ar ficou em 30%. 

A previsão é de que as temperaturas continuem elevadas e a umidade siga baixa pelo menos até quinta-feira (12).

Quanto à chuva, o meteorologista aponta para a possibilidade de pancadas isoladas que atinjam a região central do Estado, somente no final de semana.

NUNCA É DEMAIS LEMBRAR...

* Tome bastante água, água de coco, sucos, etc. Hidrate-se.

* Prefira alimentos mais leves, como frutas verduras e legumes.

* Andar a pé só se for bem cedo ou no final da tarde. Mesmo horário deve ser observado para os serviços mais pesados.

* Use boné, chapéu e roupas leves.

* Não esqueça de passar protetor solar.

* Cuidado com as crianças em piscinas, rios, lagos e praias.

* Lembre-se: esse calor também queima as patas de seu animal de estimação. Cuidado com o horário que caminha com ele. Mantenha a água do animal sempre fresca.

 

 

Ler matéria completa
Mais notícias em Geral
As mais compartilhadas no Face
Recomendado
voltar ao topo