Previsão do Tempo
Bauru
Geral

Um feriado de devoção

Em louvor à Nossa Senhora Aparecida, haverá missas, procissão, carreata, entre outras atividades

12/10/17 07:00
Ana Beatriz Garcia
Malavolta Jr.
Inês de Oliveira Ortiz está aguardando uma graça especial

Com louvor e devoção, o Santuário dedicado à santa cujo dia é nesta quinta-feira (12), Nossa Senhora Aparecida, tem programação com missas, carreata, procissão e demais atividades para os fiéis. Neste ano, o Jubileu de 300 anos da aparição da imagem nas águas do Rio Paraíba do Sul ainda intensifica a comemoração.

Todas as celebrações serão em louvor à Padroeira do Santuário e terão bênçãos e coroação à santa, com destaque para a missa de encerramento. "Em todas as missas, realizaremos a bênção a pessoas e a objetos. Na celebração de encerramento, teremos a coroação solene e a procissão luminosa, momentos aguardados pelos fiéis", comenta padre Gilberto Gonçalves Pinto, pároco do Santuário.

As comemorações contam com a carreata que sairá uma hora antes da Paróquia Nossa Senhora das Graças, no Vista Alegre, e chegará na missa das 12h, tradição que se repete todos os anos.

Além da programação de missas, a Paróquia oferecerá entre hoje e domingo (15) barraquinhas com venda de salgados e doces, além do tradicional bolo de Nossa Senhora Aparecida que, neste ano, tem 45 metros com 100 medalhinhas banhadas a ouro e duas de ouro. Os pedaços custam R$ 20 (grande) e R$ 5 (pequeno).

Cerca de 400 fiéis estão envolvidos direta e indiretamente na realização da festa. Uma delas é Marideli Alves Furtado, 58 anos, que está desde 2003 à frente da produção do bolo. "Tenho grande devoção à Nossa Senhora e, mesmo com meus compromissos pessoais, não deixo de fazer a minha parte para essa festa especial".

FIÉIS DEVOTOS

A dona de casa Inês de Oliveira Ortiz, de 73 anos, não poderá participar das atividades que estão previstas para hoje, mas, na tarde de ontem, aproveitou a missa em devoção à santa para agradecer e, neste ano, fazer um pedido especial. "Fiquei muito tempo sem vir às missas por causa de um problema na perna. Amanhã (hoje) não conseguirei vir, mas já estou fazendo minha oração e pedindo por uma graça especial. Tenho certeza que vou alcançar", comenta.

Assim, como Inês, Eva Gerônimo, de 66 anos, também pediu, com fé, há 20 anos. "Todos os anos eu agradeço pela cura de um câncer que eu tive. Fiquei muito doente e, como uma mãe, ela me amparou".

Segundo o padre Marcos Pavan, membro do Conselho Presbiteral Diocesano, as outras paróquias da cidade seguirão com os horários normais de missa. "As paróquias farão uma celebração em louvor à santa, mas as atividades são voltadas ao Santuário", afirma.

SERVIÇO

O Santuário de Nossa Senhora Aparecida fica na Praça Washington Luiz, no Centro. Os horários de missas nas demais paróquias estão disponíveis no http://www.bispadobauru.org.br/missa.

Malavolta Jr.
Devota da Padroeira, Marideli Alves Furtado, organiza a preparação do bolo de Nossa Senhora Aparecida desde 2003
Ler matéria completa
Mais notícias em Geral
As mais compartilhadas no Face
Recomendado
voltar ao topo