Previsão do Tempo
Bauru
Regional

Corpus Christi: Comunidade do Santuário Sagrado Coração de Jesus de Vera Cruz celebra Cristo presente na Eucaristia   

16/06/17 14:30
Divulgação
Ao final da comunhão, os fiéis saíram em procissão pelas ruas, seguindo o Santíssimo, conduzido pelos padres

Uma multidão acompanhou a procissão de Corpus Christi pelas ruas especialmente decoradas, um trabalho de unidade, fé e dedicação, coordenado pelo Pároco e Reitor do Santuário, padre Marcos Ortega, com o envolvimento das pastorais, grupos da Paróquia, Comunidade São José, comércio, comunidade e Prefeitura.     

O período da manhã desta quinta-feira (15) foi dedicado à montagem dos tapetes artesanais numa extensão de oito quarteirões decorados com motivos cristãos, envolvendo temas como a Eucaristia e neste ano, os 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Por volta do meio dia o trabalho já estava praticamente concluído e a presença do público visitante já era intensa.

Divulgação
Foram lembrados 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida

A celebração teve início às 15h com o Santuário repleto de fiéis. O momento também foi marcado com a realização do segundo dia da novena em preparação para a celebração do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro do Santuário e do Município, na sexta-feira da próxima semana, dia 23. O tema do dia foi “Coração de Jesus, Amor que alimenta nossa Fé”.

Padre Marcos Ortega presidiu a Santa Missa, concelebrada por padre Estevão, Prior dos Irmãos de Jesus Misericordioso, do Mosteiro da Divina Misericórdia, e padre Luciano Pontes, Reitor do Seminário Diocesano São Pio X, o seminário propedêutico de Marília, além do seminarista Kleber Alexandre, seminaristas e acólitos visitantes.  

Durante a homilia, padre Estevão destacou três aspectos importantes da Eucaristia. O primeiro, o Santo Sacrifício, o verdadeiro alimento que veio do céu. Jesus se entrega para salvar a humanidade e é pelo dom da fé que acreditamos que Jesus está presente na Eucaristia.

O segundo aspecto destacou a importância de buscarmos ser como Jesus e gerar no coração dos homens a graça da comunhão: sermos unidos no esforço da comum união. E o terceiro aspecto abordado foi a Eucaristia como perdão, que nos reconcilia com Deus e nos dá vida. Daí a importância de entendermos o verdadeiro significado da Eucaristia: o próprio Deus entre nós e o alimento que nos transforma.

Após a reflexão, padre Marcos Ortega procedeu a cerimônia de acolhida dos novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística, bem como a renovação do compromisso dos que já estão atuando.

Ao final da comunhão, os fiéis saíram em procissão pelas ruas, seguindo o Santíssimo, conduzido pelos padres. A celebração foi encerrada com a Bênção do Santíssimo, em frente ao Santuário, presidida por padre Luciano Pontes.

O Coral Cantores de Jesus, formado por crianças da paróquia, foi o responsável pelo Ministério de Música da celebração. 

A tradição de enfeitar as ruas no dia de corpus Christi começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas é uma recomendação do Código de Direito Canônico e a celebração visa testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.

A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

Divulgação
Os fieis prepararam os tapetes para a procissão

 

Ler matéria completa
Mais notícias em Regional
As mais compartilhadas no Face
voltar ao topo