Previsão do Tempo
Bauru
Sacadas

Sacadas

26/06/17 07:00

Empatia 

Sacadas de hoje vai para nossa companheira, editora e jornalista Márcia Duran que, com humanismo, lucidez e coragem, pontuou com objetividade sua opinião no Face sobre pessoas que maldosamente evidenciam em vídeos momentos constrangedores ou equivocados de outros, apenas pelo prazer de ridicularizar e expor o próximo ou de ganhar likes em suas redes sociais, como fizeram com o ator Fábio Assumpção, em episódio pelo qual o mesmo já se desculpou com seus fãs e admiradores. Márcia nos mostra com suas palavras que, antes de atirar pedras, precisamos praticar o exercício de nos colocarmos um pouco no lugar do próximo, seja ele um ator famoso ou um cidadão anônimo. Concordamos.

Boa nota

Num processo de evolução gradativa da qualidade de consumo, que está cada vez mais ligada a princípios éticos que dizem respeito à qualidade de vida, com foco em evitar o sofrimento de animais, tanto para produção de derivados, como ovos e leite, por exemplo, mas também para o abate, abastecendo o mercado no consumo de carnes, o mundo e o Brasil têm ganho novos adeptos, tanto nos conceitos de criação como na produção, distribuição, comércio e na ponta, onde está o consumidor final, que é quem decide o que vai querer ou não.

Hemmer

A indústria Hemmer, por exemplo, é a quarta grande empresa brasileira a se posicionar com relação a ovos produzidos por galinhas confinadas em gaiolas, com espaços minúsculos, mantidas acordadas por luz artificial, em espaços menores do que o de um papel A4, vítimas do que podemos chamar de uma grande tortura. Assim sendo, a empresa aderiu agora em junho a não comprar nada de produtores que trabalham com esse tipo de confinamento.

Livres

Galinhas que podem ciscar, tomar sol, andar, se empoleirar, estão mais próximas de uma vida mais digna e coerente com propósitos de um consumo consciente. Afinal são seres que (mesmo que tidos como irracionais) sentem dor e prazer, calor e frio e, portanto, merecem um tratamento adequado.

Escolhas

Mais de 95% das cerca de 100 milhões de galinhas usadas na produção industrial de ovos no Brasil ficam enclausuradas em gaiolas. As empresas Unilever (dona das marcas Hellmann's e Arisco), Cargill (Liza e Maria) e Bunge (Primor, Soya e Salada) também já recusavam ovos desse processo. Então, caro leitor, já sabe: na hora de comprar os ovos ou derivados, pense nisso e prefira as marcas que respeitam a vida dos animais. A ideia é de que, até 2025, todos os produtores estejam adequados a esse novo padrão.

Edmond's no 21

Não é todo dia que temos a satisfação de encontrarmos, ao mesmo tempo e juntos, dois "xarás", de origem libanesa, contemporâneos, apaixonados pelo Brasil e bauruenses que tanto amam e acreditam na cidade. Foi o que aconteceu dias destes no 21 Center, quando estavam por lá, no concorrido Café do Lira, os empresários e amigos Edmond Elia Said e Edmond Tobias.

Vitoriosos

Bem sucedidos na vida familiar, cidadã e empresarial, os dois experientes empresários bauruenses conversavam animadamente sobre a cidade, o presente e o futuro, enquanto saboreavam o diferenciado sabor do café ali servido pelo Pedro Lira e também fizeram, a nosso pedido, uma pausa para um click que publicamos acima. Para ambos, os cumprimentos de Sacadas.

Medicina

E por falar em Bauru, somos testemunhas do trabalho incansável, do empenho permanente e da liderança do deputado Pedro Tobias junto ao governador Alckmin para as causas da saúde na cidade e região.

Agora

Mais recentemente Pedro também atuou junto ao secretário estadual da Saúde, David Uip, tendo ao seu lado outra entusiasta dessa luta, que é a diretora da USP-Bauru, Maria Aparecida Moreira Machado, seu vice-diretor Carlos Ferreira dos Santos, o prefeito Clodoaldo Gazzeta, para a criação efetiva e mais rápida possível da Faculdade de Medicina daquela universidade, aqui em nossa cidade. Outro aliado fundamental dessa causa mais do que justa é o reitor da Universidade de São Paulo, Marco Antônio Zago, que desde já merece toda a gratidão de Bauru.

Saúde no centro paulista

Com essa possível viabilização ganharemos além de uma escola com o padrão USP, um moderno hospital, e unindo setores públicos e privados na área de saúde, que conectados com Botucatu, Marília e Jaú, poderá dar estrutura a criação de um quadrilátero regional de saúde que transformará o centro do Estado em um dos mais completos e importantes polos nacionais do segmento.

Vocação

Vocacionada para educação, logística, com a ampliação e sofisticação do seu parque hoteleiro, do inventário gastronômico e das opções de lazer e entretenimento, dos diferenciais de um comércio completo e moderno, excelentes autoestradas, aerovias e hidrovia, centro hídrico regional energético, polo de informação editorial, com uma diferenciada estrutura educacional, com o prometido "destravamento da cidade" agora liderado por entendimentos entre Prefeitura e Câmara, teremos causa, condição e momento oportuno para nos reencontrarmos com o esperado e desejado novo ciclo de desenvolvimento.

Comemorar

Acrescentemos a isso a diferenciada e referenciada performance da Unimed-Bauru, reconhecida nacionalmente e a breve inauguração na região central da cidade de um dos mais completos e modernos centros clínicos, laboratoriais e ambulatoriais construídos pela cooperativa médica, prevista para agosto, mesmo em que pese o atual momento do País, e poderemos comemorar o aniversário da cidade num histórico Viva Bauru. Que assim possa ser.

Desde sempre

Esse é uma luta antiga, mas que foi retomada com força há alguns anos pelo mesmo deputado, em conjunto com o médico Assaf Hadba, pelo Tio Gastão e por nós aqui do JC, que fomos a uma reunião com o saudoso cardiologista e ex-ministro Adib Jatene, no HCor em São Paulo, que responsável junto MEC, pelo credenciamento e abertura de novas unidades de escolas de medicina no País, afirmou categoricamente: se tem uma cidade que reúne as condições e méritos para ter uma faculdade de medicina pública neste País, esta cidade é Bauru.

Marcos Caracho

acadas de hoje também ressalta o trabalho do arquiteto bauruense Marcos Caracho por sua diferenciada participação na edição deste ano da Casa Cor São Paulo, notadamente a maior mostra de arquitetura e decoração da América Latina.

Estreia

Estreando no evento que acontece de 23 de maio a 23 de julho no Jockey Clube, Caracho é o criador do espaço Bar do Jardim, numa área de 200 metros quadrados, utilizando materiais como chapas metálicas e madeira, num ambiente harmonizando as características do local, com a contemporaneidade do seu criativo projeto.

Vale ver

Para o público de Bauru e região, inclusive de Arealva, onde Caracho tem raízes, vale a pena conhecer o trabalho do arquiteto, que embora tenha âncoras aqui, navega com seus projetos em várias regiões do País, com um portfólio que o coloca entre os mais concorridos profissionais da atualidade. Parabéns.

Última hora

E ao encerrarmos Sacadas ao final da tarde de domingo, esperávamos a confirmação da organização do Feimóveis/Feirão da Caixa, que aconteceu com a chancela do Jornal da Cidade no Bauru Shopping, de sexta-feira até ontem, de uma performance que foi além das expectativas mais otimistas. Que esse desempenho traga benefícios sociais para toda a cidade e região, com oportunidade de moradia, emprego, renda e outras coisas boas. Tenha uma semana de mais bênçãos e até a próxima segunda, se Deus quiser.

Ler matéria completa
Mais notícias em Sacadas
As mais compartilhadas no Face
Recomendado
voltar ao topo