Previsão do Tempo
Bauru
Entrelinhas

Entrelinhas

Da Redao

Reforma do Brizola

O deputado estadual Pedro Tobias (PSDB) anuncia que o presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação ( FDE), João Cury, estará em Bauru na próxima quarta-feira, dia 14. Juntos, a partir das 17h, anunciarão a abertura do processo licitatório para as obras de ampla reforma no prédio da Escola Estadual " Francisco Alves Brizola", localizada no núcleo Geisel.

Reforma do Guedes

Em seguida, eles seguem até a Escola Estadual "Antonio Guedes de Azevedo", no Jardim Pagani, para anunciar obras de melhorias na unidade de ensino. O Brizola, que acolhia 710 estudantes do 6.º ao 9.º ano do Fundamental e do Ensino Médio, teve o prédio interditado em agosto de 2016, por conta de rachaduras no interior das salas e comprometimento da estrutura física, conforme o JC noticiou à época.

Pediatras nas UPAs

A Câmara Municipal de Bauru recebe hoje, às 10h, o secretário municipal de Saúde, José Eduardo Fogolin, e a diretora da Fundação Regional de Saúde, Cláudia Sgavioli. O objetivo é discutir a contratação de médicos pediatras para atuação nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Ipiranga e do Mary Dota.

Valores na mesa

O encontro foi agendado pela Comissão de Saúde, mas deve contar com outros vereadores, pois o assunto foi bastante debatido nos últimos dias. O custo da medida, inclusive, pode ser bem superior aos R$ 3 milhões anuais anunciados na semana passada. Esse será o valor de cada UPA. Portanto, se todos os plantões forem preenchidos, serão R$ 6 milhões por ano.

Mercado escasso

O JC também já mostrou na semana passada que a Fundação tem encontrado dificuldade em contratar pediatras para a UPA do Geisel/Redentor, a primeira autorizada a ter esse tipo de especialista. A falta de pediatras no mercado é apontado como principal entrave. Tanto que serão aceitos médicos com residência em pediatria e não apenas os que se especializaram nessa área.

Plano C no bolso

A coluna apurou que se nem essa tentativa der certo, o governo pode apostar em um "Plano C", autorizando os médicos clínicos gerais, que já atendem aos adultos nas UPAs, a também atender as crianças, com algum adicional financeiro, o que deve gerar polêmica. Por fim, na UPA do Bela Vista, o atendimento pediátrico deve ser feito pelos profissionais da própria rede municipal atualmente lotados no PAI, unidade que será reformada, segundo a prefeitura.

Apelo à Caixa

Durante a última sessão legislativa, o superintendente regional da Caixa Econômica Federal em Bauru, Henrique Holtz Jr., e o gerente regional José Orlando Garla, foram até a Câmara. Na ocasião, o vereador Natalino da Pousada (PV), mostrou Moção de Apelo para que a Caixa tome providências com as unidades do Minha Casa Minha Vida ocupadas irregularmente. O assunto, também foi tratado na tribuna pelo vereador Coronel Meira (PSB).

Mobilidade urbana

O vereador Fábio Manfrinato (PP) encaminhou pedido ao prefeito Clodoaldo Gazzetta (PSD) para participar do Grupo de Trabalho encarregado de elaborar o Plano de Mobilidade Urbana. Manfrinato diz que não há necessidade de nomeação oficial.

voltar ao topo