Previsão do Tempo
Bauru
Tribuna do Leitor

Emoção ou razão?

João Antonio Pagliosa

Tenho observado e participado de muitas discussões sobre a situação do Brasil, e confesso que observo muito falta de entendimento... É importante que sempre façamos prevalecer a razão frente à emoção... Em qualquer ocasião...

Porém, isto não é tarefa fácil... Principalmente quando os ânimos estiverem exaltados e pouco controlados... Se considerarmos que as falcatruas só aumentam, e atingem níveis inimagináveis para qualquer cidadão racional, não há como exigir que revolta e inconformidade, deem espaço para plena racionalidade.

O que presenciamos no cenário político, social e econômico, nos deixa perplexos... E passamos a duvidar de todos... Parece que ninguém mais presta...

É preciso cuidado nos julgamentos... Muitas vezes não nos compete julgar...

O país vive um clima de desconfiança e a própria mídia mostra pouco compromisso com a verdade... E tem veiculado muitas falsidades e boatos.

Considero que hoje, mais que nunca, precisamos filtrar o que ouvimos, e/ou lemos porque os meios de comunicação escancaram inverdades, e estas são digeridas como se verdades fossem. A mídia segue dizendo que no Brasil as instituições estão funcionando. Só não dizem o principal: as instituições estão funcionando, sim, apenas para garantir impunidade, vantagens e privilégios para seus ocupantes e amigos do rei.

A emoção precisa dar lugar à razão, sempre! Só assim será possível a tomada de atitudes e medidas corretas e sensatas, que produzam efeitos benéficos ao Brasil e aos brasileiros.

Não podemos empurrar os problemas sérios que vivemos para um futuro distante... O futuro será amargo se não tomarmos atitudes maduras agora.

Não dá para postergar... Não dá para deixar como está para ver como é que fica... Sob pena de não haver um amanhã que valha a pena viver. "Numa época de mentiras, dizer a verdade é um ato revolucionário." - George Orwell.

 

voltar ao topo