Previsão do Tempo
Bauru
Entrelinhas

Entrelinhas

Da Redao

Retrato fiel

Desta vez, a diretoria administrativa e financeira da Emdurb apresentou um relatório das contas de janeiro a agosto pelo retrato real (regime de competência). Em audiência pública, a apresentação é sempre pelo que efetivamente aconteceu e não pelo regime contábil que segue o rito privado. O relatório, apresentado ontem, na Câmara, mostrou que o déficit entre receita e despesa até agosto é de R$ 2,4 milhões.

Situação real

A Emdurb terá que se virar para adequar-se à realidade. A prática de criar orçamentos e de emitir ordens de serviços para bancar as estruturas existentes não se sustenta mais. A Emdurb é prestadora de serviços e terá de se adequar à realidade nos próximos 3 meses. Leia mais na página 3.

Ainda fora

No período de maio a agosto, a Prefeitura de Bauru ainda não conseguiu ficar abaixo do teto de gastos com pessoal imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que é de 51,3% sobre a Receita Corrente Líquida. Estamos ainda em 51,98%, mas pelo menos ligeiramente inferior ao do primeiro quadrimestre deste ano (52,04%).

Remendo

Servidores da Secretaria de Obras estiveram ontem na avenida Comendador Martha em dois pontos que foram remendados umas seis vezes nos últimos meses. E lá foi a equipe cumprir ordem de pôr uma camada de asfalto para tentar "nivelar" o piso. A via afunda também nesses locais, abaixo do CEO e na esquina do semáforo. Há fortes indícios de que a galeria está trincada. O diagnóstico é corrente entre os servidores.

Afunda o piso

O que tem de ser revista é a prática de se jogar tempo e material fora. No exemplo acima, mesmo com nivelamento, tapa-buraco etc, vai certamente afundar de novo, como em inúmeros outros pontos da cidade. Em vários, por responsabilidade do DAE, cujo serviço não é o ideal. Em outros, a rede estoura e insistem nos remendos.

Santa Maria

Fechada há três anos para ser reformada, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Santa Maria é motivo de preocupação para a vereadora Chiara Ranieri (DEM). Em seu pronunciamento na última sessão legislativa, ela revelou que o prédio locado para abrigar as atividades da unidade não possui estrutura adequada para acolher os 600 alunos do primeiro ao nono ano.

Reduzido

A consequência de toda a situação descrita pela vereadora foi a redução do número de alunos na unidade, que era de 900 antes do fechamento do prédio da Vila Cardia. A quantidade de matriculados chegou a 400 no período em que a escola funcionou no Lar Escola Rafael Maurício, na região Norte da cidade.

Plenária

O PSOL em Bauru convida militantes, filiados e simpatizantes para participarem da Plenária Intermunicipal com as cidades de Agudos, Bauru e Pederneiras marcada para este sábado, às 9 horas, na Câmara Municipal de Bauru. A plenária tem como pauta os informes internos, apresentação das teses da legenda para os problemas do País, do Estado e do município e a votação de delegados. Serão eleitos nesta plenária delegados para o 6° Congresso Estadual do PSOL, que ocorre a cada dois anos e decide a cara e o estilo de partido, informa o secretário do PSOL Bauru, Pedro Romualdo.

voltar ao topo