Previsão do Tempo
Bauru
Tribuna do Leitor

Sou caipira Pirapora...

Sônyah Moreira

Podemos viajar o mundo, todavia, jamais deixaremos de ser caipira Pirapora, como disse Renato Teixeira, na música Romaria.

O mundo tem coisas maravilhosas. E conhecer novas culturas, novas cidades, gente e costumes diferentes do nosso é realmente um privilegio para poucos.

Nosso país é imenso, não é a-atoa ser considerado um continente e, claro, verde e amarelo. As maravilhas do velho continente são pura história, lembranças de tempos longínquos, de reis e rainhas sedentos de poder, glamour e riquezas.

Ao nos descobrirem, jamais imaginariam no que nos tornaríamos, somos um gigante, em nosso DNA existem partículas do mundo todo, isso nos faz ser assim, com um jogo de cintura que jamais pode ser copiado, essa é a grande diferença, somos Brasil.

Sou caipira Pirapora, Nossa Senhora de Aparecida! O gigantismo dos caipiras diante do velho mundo assusta a todos, eles não compreendem nosso jeito alegre e despojado de ser brasileiros. Conhecem-nos pelas novelas, carnaval, futebol e a corrupção desenfreada do planalto, tiram conclusões através das lentes jornalísticas, e eles não imaginam o que realmente é o Brasil.

Percebi também que estamos nos desvinculamos de nossos descobridores, e muito próximos a nos americanizar de vez. Toda cultura que trouxeram no descobrimento está ficando para traz, infelizmente.

Quem dera! Se todos os brasileiros pudessem sair pelo mundo, conhecer nossas origens européias e perceber que somos melhores em quase tudo, o brasileiro aprendeu e abrasileirou, aqui fazemos mágica e transformamos tudo, e na maioria para melhor. Sou caipira Pirapora! Jamais devemos deixar de ser, precisamos ter orgulho de nossas raízes, e também do que nos tornamos. Ter orgulho de nosso sotaque latino. Orgulho de nosso sangue quente e principalmente querer voltar.

O que nos falta é valorizar o tesouro que temos cantado em versos e prosas.

Brasil! Meu Brasil brasileiro, meu mulato estrangeiro! Que orgulho de ser caipira Pirapora! Orgulho de ser Brasileiro!

voltar ao topo