Previsão do Tempo
Bauru
Bairros

Luzes de Natal iluminam a cidade

Fachadas e outros espaços recebem luzes e decorações coloridas e ganham "cara nova"

23/12/18 07:00
Ana Beatriz Garcia
Fotos: Aceituno Jr.
Vera Lúcia Barbosa Fernandes fez os enfeites com o neto

O brilho do Natal a cintila pelos bairros da cidade em praças, casas e condomínios. Seja pela tradição ou apenas para trazer mais alegria para essa época do ano, moradores de Bauru dão cara nova à fachada de suas casas com enfeites natalinos.

Presépio na casa de Reginaldo Pereira Carvalho
Fachada da casa de Reginaldo Pereira Carvalho, no Jardim Estoril
Fachada da casa de Maria da Conceição, no Parque Jardim Europa

No Jardim Estoril, a casa de Reginaldo Pereira Carvalho, 42 anos, brilha diferente das demais. São as luzes e os enfeites de Natal que ganharam espaço na fachada da casa em homenagem à avó dele. "Ela gostava muito dessa época do ano e de enfeitar a casa. Aprendi com ela. Como sinto muito a falta dela depois que ela faleceu, faço esses enfeites todos os anos para homenageá-la e deixá-la feliz", comenta.

Além dos pisca-piscas, a casa conta com um presépio iluminado para lembrar o nascimento do menino Jesus. "É a parte mais importante da data", acrescenta Carvalho.

Na casa do João Ribeiro, 62 anos, a tradição é a mesma, mas, neste ano, está atrasada. "Enfeitamos só algumas coisas até agora. Em outros anos, tudo já estaria iluminado nessa época, mas minha esposa viajou e estou esperando ela voltar com as luzes novas para montarmos tudo juntos", explica João.

A casinha de boneca feita por ele para a neta também não ficou de fora da decoração natalina e ganhou um enfeite luminoso na porta. "Tudo que tem aqui, a gente enfeita", diz.

Pelas bandas do Parque Jardim Europa, mais iluminação de Natal. Dessa vez, na casa da Maria da Conceição, 81 anos. Segundo ela, a alegria do Natal fica mais forte com as decorações. "Sou católica e muito devota. Sei da importância dessa data. Fazendo os enfeites de Natal para minha casa, o clima já muda", diz.

Quem também aposta nessa mudança de clima é Darli Pietrucci Fernandes, de 74 anos. A moradora do Jardim Carolina conta que todos os anos enfeita sua casa para a chegada do Natal. "Nem que seja só um pisca-pisca, tem que ter. E todos os anos a gente enfeita, não foi diferente dessa vez", comenta.

Na rua Aviador Gomes Ribeiro, no Altos da Cidade, duas casas vizinhas iluminam a quadra. O mesmo ocorre no Jardim Redentor, com as vizinhas Vera Lúcia Barbosa, 60 anos, e Silvana Bernardino, 54 anos. "A Vera faz o enfeite todo ano, quando ela não faz a gente sente falta. Mesmo assim, nossa casa a gente garante. Se não tiver enfeite, não é Natal", comenta Silvana Bernardino. 

Vera Lúcia conta que enfeitar a casa já e parte da tradição da família. "Fazia isso com o meu filho há mais de 30 anos e, agora, faço com o meu neto. Ele fica tão feliz e ansioso que não quer nem deixar para terminar no outro dia. Ficamos cansados, mas montamos tudo em uma noite só. Ele adora", conta Vera.

No Jardim Redentor, a casa de Silvana Bernardino ganhou cor e luz
Fachada de casa na rua Aviador Gomes Ribe
Casa da Darli Pietrucci Fernandes: colorida
Decoração de Natal na casa de João Ribeiro, no Parque Jardim Europa
João Ribeiro com a casinha que fez para a neta, também iluminada para o Natal

CLIMA NATALINO PELOS CONDOMÍNIOS

Mesmo que os moradores não arregacem as mangas para montar suas decorações, alguns edifícios da cidade apresentam show de luzes e cores​

Papai Noel, cervos, árvores iluminadas e até boneco de neve dão o toque natalino pela cidade​

Com a proximidade da festa mais importante do cristianismo, o Natal, a cidade também ganha luzes em prédios e condomínios espalhados pelos bairros. Com árvores iluminadas, Papai Noel e cervos, os moradores também ganham um bonito presente ao adentrar em suas casas, nessa época. A reportagem passou por algumas partes da cidade e registrou alguns exemplos de locais que ganharam toda a cintilância e alegria que a festividade rememora.

 Fotos: Aceituno Jr.
Condomínio Jardim Estoril 5 tem até boneco de neve
Estoril Centreville com árvore de Natal iluminada
Villaggio 1 iluminou toda a entrada do condomínio
Condomínio Vila Inglesa está colorido com as luzes de Natal
Villaggio 2 apostou na decoração de cervos iluminados
Condomínio Lago Sul
Villaggio 3 tem Papai Noel logo na entrada do condomínio
Arvore de Natal do condomínio Vila Inglesa

ESPAÇOS PÚBLICOS NÃO FICAM DE FORA

A população ainda pode conferir a Casinha do Papai Noel e belas ornamentações em praças da cidade 

 Aceituno Jr.
Prefeitura Municipal da cidade de Bauru iluminada à noite

Neste ano, locais como o Parque Vitória Régia e Praça das Cerejeiras também ganharam iluminação especial e entraram no clima natalino. Já a Praça Portugal, como em todos os anos, recebe a Casinha do Papai Noel, do Natal Tamanho Família do JC, e ganha todo o brilho e alegria do Natal.

"Esperamos que isso incentive outras empresas a incrementar essa pauta nos próximos anos”, Renato Zaiden, diretor do Grupo Cidade de Comunicação, publicitário e jornalista

Vale lembrar que, conforme o JC noticiou no último dia 7, o projeto Natal Tamanho Família também cedeu luzes para a decoração do Calçadão da Batista, da Praça Vitória Régia e da Praça das Cerejeiras.

“Através dos nossos parceiros, conseguimos viabilizar a identidade visual do Calçadão e cedemos para a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) um quilômetro de luzes de LED. Fizemos também uma cessão de parte da iluminação em outras duas praças. Com isso, a cidade passou a ter, só neste Natal, mais três pontos de iluminação. Esperamos que isso incentive outras empresas a incrementar essa pauta nos próximos anos”, disse o diretor do Grupo Cidade de Comunicação, o publicitário e jornalista Renato Zaiden.

Aceituno Jr.
Luzes de Natal na Praça das Cerejeiras

Vale lembrar que a visita à Casinha é solidária e tem o custo de R$ 5,00, que serão revertidos integralmente para 32 entidades assistenciais da cidade.

SERVIÇO

O público ainda pode conferir a Casinha do Papai Noel, na Praça Portugal, hoje e de 26 a 30 de dezembro, das 19h às 22h30. O patrocínio é da Ecovita Incorporadora e Construtora, Unimed Bauru e Pacaembu Construtora.

Os patrocínios/parceiros de ativação são Haribo, StockSolar e Senai. Os parceiros sociais são: Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Cultura, Sebes, CMDCA e Polícia Militar. A organização/parceria de mídia/operação é composta por Bauru Painéis, JCNET, Bauru Pocket, 96FM, Lume Light, TV Preve, Record Paulista, Tektron, Poloar, Riolax, Alpha Secure, LED Bauru, Jorge e Regina Quatrina, Rastro Music, KLL Lagos, Clube de Carros Antigos do Centro-Oeste Paulista e Projeto Cidade.

Renan Casal
Casinha do Papai Noel recebe visitantes na Praça Portugal hoje e do dia 26 a 30 de dezembro, das 19h às 22h30
Fotos: Aceituno Jr.
Luzes natalinas na Praça Portugal, com a Casinha do Papai Noel
Parque Vitória Régia iluminado à noite

 

Ler matéria completa
Mais notícias em Bairros
As mais compartilhadas no Face
Recomendado
voltar ao topo