Previsão do Tempo
Bauru
Cultura

'Visualidade Simultânea 2', a missão

Vinte e sete artistas plásticos exibem 35 instigantes criações nessa segunda edição de mostra gratuita na galeria do Centro Cultural de Bauru

09/01/19 07:00
Marcele Tonelli
Fotos: Douglas Reis
Escultura de Mara Mazeto, "Nascimento de Eva" usa manequins, cordas, plásticos e tecidos
Exposição gratuita pode ser conferida de segunda a sexta no Centro Cultural

Com intuito de despertar a curiosidade e o olhar sensível e crítico do público segue até 31/1 a mostra "Visualidade Simultânea 2" - aberta em 25/10.

Realizada pelo coletivo Mirarte, que reúne artistas de renome da cidade e região, a exposição tem entrada gratuita e visitação ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

A mostra traz a oportunidade de conhecer e entender o momento atual do mundo artístico por meio de obras realistas, abstratas e contemporâneas de pintores e escultores.

"São trabalhos de muita qualidade. Temos artistas reconhecidos nas capitais e lá fora, alguns premiados, mas a população de Bauru muitas vezes não os conhece", diz a museóloga da Secretaria Municipal de Cultura, Luiza Barbosa.

"A ideia da mostra é fazer o movimento inverso, inteirando os munícipes da nossa arte e os habituando a esse olhar".

ALGUNS TRABALHOS

São 35 obras instigantes, entre pinturas, fotografias, gravuras, instalações e esculturas que cativam a atenção do público.

Em uma das esculturas centrais da mostra, a artista Mara Mazeto reproduz de maneira curiosa e inusitada o "Nascimento de Eva", por meio do uso de técnicas mistas, com uso de manequins, cordas, plásticos, tecidos, cores e gestos. A disposição dos elementos dá várias interpretações à cena, inclusive, a de que Adão tenha saído do útero de Eva.

Em outro trabalho curioso, o artista Frei Pedro Pinheiro utiliza a mixagem de plástico e latas na composição de uma escultura chamada de "O músico, orante".

As cores vibrantes da obra de Raquel Queiroz "Acrílico sobre Painel" também chamam a atenção de que passa pelo local.

Coletivo Mirarte

Os 27 artistas convidados são Celso Silva, Dani Bonachella, Enio Godoy, Fábio Bastos, Frei Pedro Pinheiro, Gabriel Hune, Gastão Debreix, Ivelize De Agostini, Luiz Carneiro, Joedy Marins, J A Garbino, Jota Crepaldi, Makeup Sorcerer, Mara Mazeto, Mari Monteiro, Michael Silva, Paula Machado, Paulo Barreto, Pepê Zuwicker, Rachel Queiroz, Ronaldo Gifalli, Sonia Gabriele, Tássia Sardão, Terê Machado, Thais de Caroline, Victor Harabura e Zimbato.

Você sabia?

É "2" porque a primeira ocorreu, no mesmo local, entre 12 de junho e 7 de julho de 2017.

SERVIÇO

Exposição "Visualidade Simultânea 2". Local: Galeria Municipal "Angelina W. Messenberg" do Centro Cultural. Visitação: até 31/1, de segunda a sexta, das 9h às 18h. Avenida Nações Unidas, 8-9, Centro. Agendamento de visita monitorada: (14) 3232-1552.

Douglas Reis
Esculturas de Terê Machado; ao fundo, tela de Rachel Queiroz
Divulgação
Ronaldo Gifalli, agente cultural e também expositor, conversa com alunos de uma escola durante visita

 

Ler matéria completa
Mais notícias em Cultura
As mais compartilhadas no Face
Recomendado
voltar ao topo