Previsão do Tempo
Bauru
Esportes

Arena ABDA recebe Sul-Americano de Polo Aquático durante 6 dias

Evento da categoria sub-16 é oficialmente aberto em Bauru; entrada para os jogos é gratuita

15/04/18 21:50
Lilian Grasiela
ABDA/Divulgação
Atletas dos seis países durante solenidade de abertura do Sul-Americano de Polo Aquático Sub-16: duelos são travados em piscinas da ABDA

Na noite deste domingo (15), foi oficialmente aberto nas dependências da Arena da Associação Bauruense de Desportos Aquáticos (ABDA), localizada na avenida José Henrique Ferraz, 7-15, Jardim Ferraz, em Bauru, o Campeonato Sul-Americano de Polo Aquático Sub-16, que reúne dezenas de jovens competidores de seis países. 

A entrada é gratuita, mas a organização pede que público compareça com uma hora e meia de antecedência para garantir lugar.

Durante seis dias, atletas das seleções masculinas do Brasil, Colômbia, Peru, Chile, Uruguai e Argentina e das seleções femininas do Brasil, Argentina e Peru se enfrentarão em partidas de mata-mata para tentar garantir uma vaga na grande final, marcada para sexta-feira (20).

Lilian Grasiela
Claúdio Zopone, presidente da ABDA, abriu a competição Sul-Americana Sub-16 de Polo Aquático

Neste primeiro dia de competição, a equipe masculina da Colômbia venceu a do Chile por 24 a 3 e a equipe masculina da Argentina derrotou a do Peru por 19 a 4.

Na estreia dos jogos do feminino, as argentinas do pólo aquático venceram as atletas do Peru por 12 a 2.

A seleção brasileira masculina do sub-16 estreou com vitória, derrotando a equipe do Uruguai por 23 a 1 no último jogo do domingo.

Pioneira

Lilian Grasiela
Orquestra da ABDA se apresentou na cerimônia de abertura do Sul-Americano de Polo Aquático em Bauru

O presidente da ABDA, Cláudio Zopone, ressalta que esta é a primeira vez que uma cidade do interior do Brasil sedia uma competição internacional de polo aquático.

"E é a primeira vez também que uma associação, e não confederação, organiza e recebe campeonato profissional", diz.

"A motivação de a gente organizar o campeonato é mostrar para as nossas crianças que tudo é possível, que os sonhos são possíveis de serem realizados e que só depende do comprometimento e da força de vontade. É um exemplo de que dá para fazer campeonatos, dá para disputar, dá para competir, dá para vencer, dá para concorrer, e tudo de uma maneira ética, sem precisar de atalhos".

Lilian Grasiela
Geral do ginásio durante solenidade de abertura do Sul-Americano de Polo Aquático

Segundo ele, cerca de 900 crianças fazem aulas de polo aquático na ABDA. Em todas as modalidades - polo aquático, natação, natação para pessoas com deficiência, atletismo, coral e orquestra filarmônica - são aproximadamente 3.900 crianças e adolescentes atendidos.

Jogos de hoje

Nesta segunda-feira (16), os jogos dos times masculinos são Peru e Colômbia (9h30), Argentina e Uruguai (10h50), Brasil e Chile (12h10), Peru e Uruguai (17h40), Chile e Argentina (19h), e Brasil e Colômbia (20h20). O único jogo do feminino será às 16h10, entre Brasil e Peru.

ABDA/Divulgação
Seleção Brasileira derrotou o Uruguai na partida de estreia do campeonato por 23 a 1

 

Ler matéria completa
Mais notícias em Esportes
As mais compartilhadas no Face
Recomendado
voltar ao topo
Pimenteiros Molho Artesanal de Carolina Reaper em Bauru