Divulgação/Polícia Civil |
![]() |
Helicóptero Pelicano estará presente nos dois dias do evento |
Neste ano, a Polícia Civil pretende ampliar sua participação no tradicional Arraiá Aéreo, que terá sua 5.ª edição no próximo final de semana no Aeroclube de Bauru. Para isso, uma das iniciativas será a participação inédita do helicóptero Pelicano, vinculado ao Serviço Aerotático do Departamento de Investigações Criminais (Deic).
Além da aeronave, trazida de São Paulo especialmente para o evento, os dois dias de Arraiá contarão com a participação da infraestrutura local da Polícia Civil e de delegacias especializadas. "Na última edição, só estiveram algumas viaturas. Nesse ano, levaremos viaturas da Polícia Civil, do GOE, do DIG e da Dise, além de uma base móvel", afirma o delegado divisionário de polícia do Deinter-4 de Bauru, Luiz Roberto Saúd Bertozzo.
Segundo ele, há pouco tempo, a mesma aeronave que estará no evento, esteve na região à serviço em uma megaoperação. "Os helicópteros nos dão apoio aéreo em toda parte operacional da Polícia Civil. Recentemente, esse Pelicano esteve em Jaú, em uma operação grande com o objetivo de prender membros do 'Tribunal do Crime'", afirma Bertozzo.
DO PASSADO AO FUTURO
O tradicional Arraiá Aéreo, um dos maiores eventos de aviação do País, ainda terá um leque de atividades gratuitas que levarão os visitantes do passado ao futuro.
Conforme o JC noticiou, um dos destaques da edição é o voo histórico no Brasil e no mundo da réplica do 14 Bis, a Demoiselle - primeira aeronave funcional e produzida em massa por Santos Dumont, o brasileiro pai da aviação - junto da Esquadrilha da Fumaça.
Além disso, experimentos tecnológicos, em parceria com a Nasa, simularão a Missão Osiris-REx, que consiste em estudar e coletar amostras do asteroide Bennu, que deve atingir rota próxima à Terra em aproximadamente dois anos.
SERVIÇO
Realizado no Aeroclube de Bauru pela Fundação Astronauta Marcos Pontes e pela prefeitura, o 5.º Arraiá Aéreo conta com a parceria do JC e de diversas organizações e empresas. A expectativa é de reunir até 100 mil pessoas nos dias 9 de junho (das 14h às 20h) e 10 de junho (das 9h às 19h). O público poderá escolher entre comprar a entrada (a R$ 10,00 para adultos e R$ 5,00 para crianças até 12 anos) ou levar um quilo de alimento não perecível por pessoa.
Para evitar filas, as entradas estão à venda no site www.eventoaereo.com.br, onde a programação também já pode ser conferida. Os ingressos antecipados só podem ser adquiridos no dinheiro.