Previsão do Tempo
Bauru
Geral

Copa altera rotina e 'cara' da cidade

Expediente administrativo da prefeitura, escolas, comércio e shoppings terão alterações de horários em Bauru nos dias dos jogos da Seleção

13/06/18 07:00
Marcus Liborio
Samantha Ciuffa
Tradição na rua Henrique Rodrigues começou com a aposentada Adelaide, para a Copa de 1990

Amanhã acontece a abertura oficial da Copa do Mundo da Rússia e, no domingo, a estreia da Seleção Brasileira contra a Suíça, às 15h. Conforme o JC vem noticiando, Bauru vem ganhando cada dia mais as cores da bandeira do Brasil (veja mais abaixo). Além de mudar a "cara" da cidade, os jogos irão alterar a rotina de serviços.

A prefeitura funcionará em horário excepcional durante os dias em que a Seleção estiver em campo, exceto em relação aos serviços essenciais. O expediente administrativo e o funcionamento das escolas municipais seguem alterados. No dia 22 (sexta-feira), quando o Brasil disputa a segunda partida contra a Costa Rica, às 9h, será das 12h às 18h.

Já em 27 de junho (quarta-feira), a Seleção Canarinho enfrenta a Sérvia, às 15h. Portanto, o expediente municipal será das 8h às 14h, destaca a prefeitura, em nota.

O DAE segue o mesmo cronograma: dia 22, das 12h às 18h; e no dia 27, das 8h às 14h. Os serviços essenciais, entretanto, também não sofrerão alteração.

A Secretaria de Educação do Estado informou que cada escola estadual terá autonomia para definir seu cronograma de atividades durante os jogos da Seleção na Copa do Mundo. "Se alguma unidade optar por dispensar os alunos, obrigatoriamente deverá repor o conteúdo do dia, já que a legislação determina o oferecimento de 200 dias letivos", alerta.

COMÉRCIO E SHOPPINGS

O comércio central de Bauru fecha as portas durante os jogos do Brasil. Na sexta-feira (dia 22), as lojas abrem mais tarde, às 12h, e fecham no horário normal, às 18h. Já no dia 27 (quarta-feira) o funcionamento será das 9h às 14h30.

O Bauru Shopping informa que todo o complexo de compras e lazer vai fechar uma hora antes dos jogos e reabrir logo após o término das partidas. A direção do cinema, porém, ainda não havia definido a programação até o início da noite de ontem.

O Boulevard Shopping Bauru transmitirá todos os jogos do mundial. Quatro televisores de 55 polegadas ficarão espalhados pela praça de alimentação. "As transmissões serão em formato HD e os restaurantes permanecerão abertos para atender a demanda", destaca.

Portanto, o shopping permanecerá em seu funcionamento normal, mesmo durante as partidas da Seleção brasileira. A abertura das lojas, entretanto, é facultativa.

NAS TELONAS

O Cinépolis do Boulevard transmitirá apenas os jogos do Brasil. Os ingressos custarão R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia-entrada) e poderão ser adquiridos pelo site www.cinepolis.com.br ou na própria unidade do shopping.

O Spazio A Eventos promoverá uma grande festa com música ao vivo para transmitir o jogo de estreia da Seleção brasileira, neste domingo. A partida será exibida em um telão de LED e terá shows sertanejos e "open food" de comida de boteco. Mais informações sobre o evento, que ocorre das 13h às 22h, através dos telefones (14) 98154-7838 e (14) 3879-6739.

O Bauru Tênis Clube (BTC) também promoverá um evento com shows ao vivo e transmissão do jogo em telão de LED, no domingo, a partir das 14h. As apresentações de banda e DJs acontecem antes, no intervalo e após o jogo. Informações de valores de ingressos: (14) 3235-0500 e (14) 3243-1494.

Tradição há 28 anos, moradores pintam bandeira brasileira na rua

Samantha Ciuffa
Moradores da quadra 1 da rua Henrique Rodrigues se mobilizam há 28 anos para pintar a bandeira nacional no asfalto: rumo ao hexa

O clima da Copa do Mundo vem tomando a cidade há algumas semanas, conforme o JC noticiou. No Parque Eldorado (região do Jd. Araruna), mais um exemplo de torcedores otimistas pela conquista do hexacampeonato. Tradição que já dura 28 anos, moradores da quadra 1 da rua Henrique Rodrigues fazem questão de pintar a bandeira do Brasil no asfalto.

Nos dias dos jogos da Seleção Canarinho, as esquinas serão fechadas e mais de 50 pessoas devem se reunir para ver as partidas em uma TV com tela grande: festa regada a muita comida, bebida e animação. "Desde a Copa de 1990, a gente pinta o asfalto e reúne os vizinhos para torcer pelo Brasil", frisa a auxiliar de creche Alessa Mariano Sabino, 35 anos.

Samantha Ciuffa
Calçada na rua Alberto Del Masso, no Pousada 1

"Já são três gerações envolvidas nessa tradição. Quem começou com isso foi a minha mãe", conta a professora Marcia Helena Santini Mariano, 57 anos.

Ao lado da filha Marcia e da neta Alessa, a aposentada Adelaide Santini Mariano, hoje com 85 anos, revela ao JC que a iniciativa surgiu por conta da amizade entre os vizinhos. "Comecei com essa tradição porque os moradores, aqui, são muito amigos. Todo mundo se dá muito bem", exalta, complementando que é feito um rateio entre os participantes para a compra de tinta e que eles próprios se dividem na tarefa de pintar a rua na cores da bandeira brasileira.

Calçada da Seleção

O aposentado Sedenil José Braz, 66 anos, entrou no clima da Copa há 15 dias, quando pintou metade da bandeira do Brasil na calçada de sua casa, que fica na quadra 4 da rua Alberto Del Masso, no Pousada da Esperança 1.

"O povo não está tão confiante por conta do 7 a 1 na Copa de 2014, mas o que passou, passou. Temos boas chances de vencer dessa vez", anima-se, dizendo que o desenho no passeio público tem chamado atenção. "Tem gente que para e tira foto", diverte-se.

Ler matéria completa
Mais notícias em Geral
As mais compartilhadas no Face
Recomendado
voltar ao topo