Previsão do Tempo
Bauru
Geral

Expo: pela primeira vez, Bauru vai sediar torneio nacional de mini-horses

Ao todo, 98 animais serão julgados hoje e amanhã no Recinto Mello Moraes; no domingo, serão conhecidos os grandes campeões brasileiros

10/08/18 07:00
Fotos: Divulgação
A mini-horse Iola, de seis meses, com o cão fox paulistinha Sky, de dois anos
Mini-horse Impress com o criador Matosinho na pista de grama do Recinto

Bauru recebe, pela primeira vez, o Campeonato Nacional do Mini-Horse, que está em sua 16.ª edição. O torneio será realizado durante a 45.ª Grand Expo Bauru 2018, com julgamento voltado exclusivamente para a conformação da raça. Ao todo, 98 animais, que chegaram nesta quinta ao Recinto Mello Moraes para fase de admissão, passarão pelo crivo dos jurados entre esta sexta-feira (10) e sábado (11), das 9h às 17h. No domingo, serão conhecidos os grandes campeões.

Considerada uma raça de tripla aptidão, pois serve tanto para sela quanto para tração ou simplesmente estimação, o mini-horse tem as características de um cavalo em miniatura. A redução de tamanho é feita por meio de aperfeiçoamento genético. Além de rústico, o animal é bastante resistente, dócil e desperta a curiosidade de crianças e adultos.

Promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Mini-Horses, a competição realizada na Grand Expo reunirá criadores de várias regiões do Brasil. O evento, aberto ao público em geral, começa hoje, às 9h, com os julgamentos de conformação - modalidade que analisa as características físicas do animal.

Para esta fase de avaliação, que se estende até amanhã, também das 9h às 17h, os cavalos em miniatura são divididos por sexo e idade. Tanto machos quanto fêmeas disputam as categorias mirim, potro jovem, potro, potro júnior, égua (cavalo) jovem e égua (cavalo) sênior.

Os itens julgados são comparativos de proporcionalidade, como o estado do animal, aprumos, entre outros, conforme explica o criador da cidade de Dois Córregos e responsável pela organização da etapa em Bauru, José Eduardo Matosinho.

"A proporcionalidade é um fator muito importante. Reduzir o tamanho do animal é muito fácil. Porém, promover essa redução de forma proporcional é o grande negócio. Não adianta diminuir o tamanho, mas permanecer o tronco de um cavalo normal", detalha, complementando que a descendência dos animais também conta pontos para a competição.

GRANDE CAMPEONATO

No domingo, das 10h às 13h, será realizado o Grande Campeonato. "Os vitoriosos de sexta-feira e sábado são avaliados novamente, quando são conhecidos os campeões. Na categoria até três anos de idade, sai o campeão jovem: uma fêmea e um macho. De três anos para cima, o campeão adulto, também uma fêmea e um macho", explica Matosinho.

Ele destaca que o título na etapa nacional é o mais importante da raça. "Além do troféu e faixa de campeão, a valorização do animal no mercado aumenta consideravelmente. Até então, Bauru era uma ranqueada do torneio nacional. Esta é a primeira vez que a cidade recebe o campeonato brasileiro", comemora.

Enquanto não estiverem sendo julgados, os mini-horses ficarão expostos nas baias em frente à pista de julgamento, para visitação do público.

Brinquedos radicais são atrações a crianças no ITA Center Park

Marcus Liborio/Divulgação
A montanha-russa tem chamado a atenção dos visitantes

A Grand Expo Bauru reúne atrações para toda a família. O ITA Center Park, por exemplo, oferece brinquedos radicais e, claro, temidos por muita gente. Entre eles, a montanha-russa tem chamado a atenção dos visitantes.

"O tamanho dessa que trouxemos é diferenciado, difícil encontrar em outros parques itinerantes. Foram necessárias cinco carretas para trazê-la até Bauru", detalha o gerente do parque, Raniel Marcelino.

O Elevation é outro que tem botado medo em muitas pessoas, aponta Raniel. Porém, é um dos mais procurados pelo público. "Ele é bem radical. Faz um giro de 360 graus no sentido horário e, ao mesmo tempo, a cadeira também gira em 360 graus, mas no sentido anti-horário".

Entre os brinquedos infantis, a minimontanha russa é opção, bem como o Rock and Roll. "São carrinhos que fazem um movimento circular, além de descer e subir em trechos com subida e descida durante o percurso", finaliza o diretor.

Nesta sexta-feira, o parque funciona a partir das 18h. No sábado, abre às 14h e no domingo, às 10h. Todos os brinquedos têm o mesmo preço: R$ 8,00 a unidade ou 1 cartela com três ingressos por R$ 20,00.

SERVIÇO

A 45.ª Grand Expo Bauru segue até domingo (12) no Recinto Mello Moraes, que fica na quadra 36 da avenida Comendador José da Silva Martha, Jardim Ferraz. O evento é uma realização da Arco e Prefeitura Municipal de Bauru, com apoio da Câmara Municipal, Jornal da Cidade, JCNET, 96FM e Gráfica Palamin, além da colaboração do Rastro Music. Os patrocinadores são: Unimed, Sicoob Credicitrus, Brambilla, Transurb, Lume Light e Banco do Brasil.

O escritório da Arco fica no Recinto e tem expediente de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (14) 3236-1040. Acesse o http://www.expobauru.com.br ou acompanhe as novidades pela fanpage da Grand Expo.

 

Ler matéria completa
Mais notícias em Geral
As mais compartilhadas no Face
Recomendado
voltar ao topo