Previsão do Tempo
Bauru
Geral

Setembro Amarelo: Prefeitura desenvolve ações de prevenção do suicídio

14/09/18 12:15
Divulgação
Prefeitura Municipal tem promovido atividades referentes ao Setembro Amarelo

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que oitocentas mil pessoas morrem por ano em decorrência de atentados contra a própria vida ao redor do mundo. Somente no país, entre o período de 2011 à 2015, foram registrados cerca de 55 mil óbitos por suicídio, uma taxa média de 5,5 mortes a cada cem mil habitantes.

A estimativa é ainda mais preocupante em relação à homens (8,7/100 mil hab.) e a grupos como idosos (8,9/100 mil hab.) e indígenas (15,2/100 mil hab.). As informações são do 1º Boletim Epidemiológico sobre o Suicídio no Brasil, diagnóstico divulgado em 2017 pelo Ministério da Saúde.

Tendo em vista a alta incidência e aumento progressivo da prática, o Poder Público tem definido estratégias e ações de combate ao suicídio. Em Bauru, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e demais pastas, tem promovido atividades em celebração ao Setembro Amarelo, mês de conscientização e prevenção do suicídio.

As iniciativas desenvolvidas na Campanha têm como propósito, de maneira geral, oferecer apoio e suporte ao público, auxiliando na identificação dos sintomas de depressão e ansiedade, entre outros sinais, e cativar os munícipes a mobilizarem-se pela saúde e bem-estar coletivo neste sentido.

Nas próximas terça (18), durante a tarde, e quinta-feira (20), no período da manhã, o CAPS I e o Ambulatório Municipal de Saúde Mental (AMSM) promoverão uma roda de conversa sobre o tema “Suicídio”. O encontro será ministrado pelos psicólogos das unidades envolvidas e direcionado para funcionários da sede da Secretaria de Saúde.

No dia 26 deste mês, durante a manhã, haverá a palestra “Riscos de suicídio em transtornos mentais”, ministrada pelo psiquiatra Dr. Camilo Ramos Cury, do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS I, para profissionais da rede municipal de saúde.

Saiba mais sobre o Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.

A Campanha ocorre desde 2014, por meio da identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações sobre o suicídio, e acontece durante o mês de setembro em todo o mundo. No dia 10 de setembro é comemorado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Mobiliza, Bauru

Durante a primeira quinzena deste mês, diversas unidades de saúde e outras entidades têm realizado atividades referentes à Campanha, incluindo palestras de conscientização nas salas de espera, realização de dinâmicas e caminhadas de mobilização com a participação do público, confecção e distribuição de cartazes informativos e demais materiais didáticos, intervenções urbanas, oficinas terapêuticas, dentre outras ações.

Hoje (14), durante a manhã, pacientes na sala de espera do Serviço de Orientação e Prevenção do Câncer (SOPC) e do CAPS assistiram uma palestra com informações preventivas sobre suicídio e grupos terapêuticos do AMSM têm desenvolvido atividades e oficinas relacionadas à Campanha desde o início do mês.

As Unidades Básicas de Saúde do Nova Esperança e do Centro realizaram palestras durante esta quinta-feira (13). Na quarta-feira (12), houve palestra no Núcleo de Saúde da Vl. Falcão e caminhada de mobilização do Bloco “Fora da Casinha” no calçadão da Batista de Carvalho. As atividades devem seguir até o dia 30 de setembro, data de término da Campanha.

Ler matéria completa
Mais notícias em Geral
As mais compartilhadas no Face
Recomendado
voltar ao topo