Previsão do Tempo
Bauru
Geral

Artista plástica de Bauru faz quadro de cão morto em Osasco

Viviane Mendes, que fará nova exposição, irá doar obra com imagem do cachorro

06/12/18 07:00
Cinthia Milanez
Fotos: Samantha Ciuffa
Imagem do cachorro, que teria sido assassinado por um segurança, virou quadro em Bauru
A artista plástica Viviane Mendes com os cães Tchutchuca, Dornes, Chulica Mãe e Chulica Filha

A morte de um cachorro no último dia 28, em Osasco, tem causado comoção no País inteiro, inclusive em Bauru. Como forma de homenagear o pet e de "iluminar" a conscientização pela causa animal, a artista plástica Viviane Mendes criou um quadro inspirado na imagem do cão e pretende doar a obra. Um segurança do Carrefour é acusado de ter assassinado o animal, espancado-o com um cabo de vassoura e, depois, envenenando o vira-latas. 

Pelo Brasil afora, diversos famosos, como Tatá Werneck, Fábio Assunção e Felipe Araújo, se manifestaram publicamente sobre o tema. 

Em Bauru, Viviane Mendes começou a pintar a obra nessa quarta-feira (5). Ela terá o formado de um círculo, com 80 centímetros de diâmetro. Além disso, a artista dissolveu a tinta utilizada neste processo na água da Fonte de Lourdes, na França, considerada milagrosa. "O quadro não terá nenhum tipo de sofrimento, pelo contrário, será alegre e com muita energia curativa", descreve.

A obra será sorteada no último dia da exposição "Farol", que ocorrerá entre 11 de dezembro deste ano e 11 de fevereiro de 2019, diariamente, das 18h às 23h, no Grão 3. "Ontem [anteontem], pelo calendário maia, teve início uma nova onda, cuja proposta é iluminar. Logo, decidi fazer esta exposição e, também, o sorteio do quadro para 'iluminar' a consciência das pessoas em relação aos animais", justifica.

Quanto à denominação da mostra, Viviane explica que foi inspirada no nome que ela mesma deu ao cão morto no último dia 28. "É impossível eu ver e não fazer nada. Afinal, convivo com animais e não sou este tipo de pessoa", complementa.

SERVIÇO

A exposição "Farol" ocorrerá entre os dias 11 de dezembro deste ano e 11 de fevereiro de 2019, diariamente, das 18h às 23h, no Grão 3, que fica na rua Antônio Alves, 32-86, em Bauru.

Já para participar do sorteio do quadro, marcado para o dia 11 de fevereiro do ano que vem, basta deixar o nome e o telefone no local.

A morte do cachorro

A morte do cão, em Osasco, é investigada pela polícia. Um vídeo, inclusive, circula com imagens da agressão. Em nota, o Carrefour informou que repudia veementemente qualquer tipo de maus-tratos e, preventivamente, afastou a equipe responsável pela segurança do local no dia da ocorrência até que a rigorosa apuração chegue ao fim e as devidas providências sejam adotadas. “Assim que notamos a presença do animal nas dependências da loja, o acolhemos, oferecendo água e comida, até que a equipe do Centro de Controle de Zoonoses de Osasco chegasse ao local para o devido atendimento”, informou a empresa.​

 

Ler matéria completa
Mais notícias em Geral
As mais compartilhadas no Face
Recomendado
voltar ao topo