Previsão do Tempo
Bauru
Geral

Fiéis lotam igreja no Domingo de Ramos em Bauru

Celebração realizada em várias igrejas católicas abre a Semana Santa, que relembra os últimos momentos da vida terrena de Jesus Cristo

14/04/19 13:00
Marcele Tonelli
Renan Casal
Crianças formaram um corredor de ramos na entrada principal da igreja São Cristóvão para a passagem do padre Márcio Cattache, que concedeu benção ao público com água benta

Dezenas de fiéis acordaram cedo neste domingo (14) para acompanhar a Missa de Ramos, celebração realizada nas igrejas católicas e que abre a Semana Santa, período que relembra os últimos momentos da vida terrena de Jesus Cristo. Na Paróquia São Cristóvão, na zona sul de Bauru, a tradicional procissão externa foi cancelada em virtude da chuva, mas a atividade ocorreu de forma interna e a igreja lotou mesmo assim.

“A chuva não ajudou e ficamos com receio, porque várias crianças participariam da encenação”, detalha o pároco Márcio José Cattache. “O Domingo de Ramos relembra, de modo festivo, a entrada de Jesus em Jerusalém, quando ele é acolhido pelo povo. Depois, ao longo dos dias, o mesmo povo o abandona. Traduzindo para a atualidade, a passagem nos traz momentos de reflexão, de repensarmos nossas atitudes e renovarmos a fé. Jesus é prova de amor, de caridade e de perdão mútuo”, explica o padre.

Durante a encenação da passagem da chegada de Jesus em Jerusalém, várias crianças formaram um corredor de ramos na entrada principal da igreja São Cristóvão para a passagem do padre, que concedeu benção ao público com água benta.

Aos 76 anos, Antônia Lucínio acordou cedo para acompanhar a missa, junto com a filha Fernanda Lucínio, 43 anos. “Não perco nenhum ano. A celebração de hoje é especial, porque é o momento de pensarmos na paixão que Cristo teve por nós”, comenta Antônia.

Rodrigo Schigueno, 39 anos, também estava acompanhado pela família: a esposa Silvana Gomes, de 37 anos e o filho Lorenzo de 2 anos. Como a igreja estava lotada, eles acompanharam toda a celebração do Domingo de Ramos do lado de fora. “É uma missa diferente e que chama a atenção para renovarmos a nossa fé. Trazemos ele (Lorenzo) desde já para que aprenda os passos da igreja”, diz Rodrigo.

Além da São Cristóvão, a Catedral do Divino Espírito Santo e outras paróquias da cidade e do país realizaram a Missa de Ramos neste domingo (14).

Renan Casal
Com a igreja lotada, Rodrigo Schigueno, Silvana Gomes e Lorenzo sentaram do lado de fora para acompanhar a celebração
Missa de Ramos na Igreja São Cristovão
Renan Casal
Antônia e Fernanda Lucinio acordaram cedo para ir à Missa de Ramos na Igreja São Cristóvão

SEMANA SANTA E PÁSCOA

A festividade rememora a chegada triunfal de Jesus a Jerusalém, montado em um jumento e aclamado como rei pelo povo que empunhava e jogava pelo caminho ramos de oliveira, dias antes do mesmo povo exclamar "crucifica-o!", no momento de sua condenação.

A celebração marca o início do período conhecido como Semana Santa, que culminará com a celebração da Páscoa, no próximo domingo (21). A data é considerada a mais importante do catolicismo por relembrar a ressurreição de Cristo.

PROGRAMAÇÃO

Ao longo da Semana Santa, várias atividades alusivas ao período acontecerão por Bauru. Nesta segunda-feira (15), às 20h30 na escadaria do Bloco A da Universidade do Sagrado Coração (USC) haverá encenação da Via-Sacra. A apresentação se repetirá no mesmo horário na terça-feira (16)

Também na terça-feira, no Parque Vitória Régia, às 20h, a tradicional encenação da Paixão de Cristo será apresentada por fieis da igreja Santa Luzia.

Na quarta-feira (17), várias igrejas, entre elas a Catedral do Divino Espírito Santo, realizam a Missa dos Santos Óleos, às 20h.

No mesmo horário, mas na quinta-feira (18), várias paróquias realizam a Missa de Lava Pés. Na Catedral, a celebração é 20h.

Na sexta-feira (19), a catedral realiza a missa da Paixão e Morte de Cristo, às 15h. À noite, por volta das 19h, ocorre procissão no local.

No sábado (20), as igrejas realizam a missa de Vigília Pascal. E, no domingo (21), as missas de Páscoa acontecem em vários períodos do dia. Na Catedral elas serão às 7h30, às 10h e às 19h.

Mais detalhes e informações no site www.bispadobauru.org.br

Renan Casal
Padre Marcio José Cattache lembra que a Semana Santa traz momentos de reflexão, de repensar atitudes e renovar a fé

Confira o vídeo de Marcele Tonelli:

 

Ler matéria completa
Mais notícias em Geral
As mais compartilhadas no Face
Recomendado
voltar ao topo