Previsão do Tempo
Bauru
Regional

Ministério Público Federal deflagra a 2ª fase da Operação Esculápio em Marília

Procuradores cumpriram mandado de busca em escritório e ajuizaram denúncias

09/02/19 07:00

Marília - O Ministério Público Federal (MPF), com apoio da Polícia Federal, deflagrou nessa sexta-feira (8) a segunda fase da Operação Esculápio, que investiga fraudes em licitações e desvios de recursos do Hospital das Clínicas (HC) de Marília (100 quilômetros de Bauru). Além de cumprirem mandado de busca em um escritório, os procuradores ajuizaram duas denúncias contra suspeitos de envolvimento em contratações ilegais para prestação de serviços de radioterapia e oftalmologia no complexo Famema entre 2011 e 2015.

As diligências tiveram como base informações de dois acordos de colaboração premiada fechados pelo MPF no fim de 2018. Segundo o órgão, representantes de duas empresas de serviços médicos concordaram em confessar os crimes e contar detalhes sobre o direcionamento das licitações em troca de benefícios, como redução de pena e prestação de serviços à comunidade.

Os dois contratos supostamente irregulares contidos nas novas denúncias totalizaram o valor de R$ 10,5 milhões no período de 2011 a 2015. Parte dos suspeitos denunciados pela Procuradoria da República já responde a duas ações judiciais relacionadas à escolha irregular de uma empresa que realizou serviços superfaturados de hemodiálise na unidade.

O HC recebe recursos federais e estaduais para atender pelo SUS pacientes de 62 municípios. Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa do HC informou que não iria se manifestar.

Ler matéria completa
Mais notícias em Regional
As mais compartilhadas no Face
Recomendado
voltar ao topo