Previsão do Tempo
Bauru
Regional

Chuva danifica pontes e deixa crianças sem aula em Duartina

Em Lucianópolis, córrego das Antas subiu mais de cinco metros e obrigou prefeitura a interditar um dos acessos ao bairro rural Água das Antas

22/03/19 07:00
Lilian Grasiela
Fotos: Prefeitura de Lucianópolis/Divulgação
Córrego das Antas subiu mais de cinco metros e interditou um dos acessos ao bairro Água das Antas

A chuva forte e contínua que atingiu a região na noite da última quarta-feira (20) danificou sete pontes em estradas rurais de Duartina (38 quilômetros de Bauru), impedindo que 50 estudantes chegassem nessa quinta-feira (21) até as suas escolas. Em Lucianópolis (50 quilômetros de Bauru), o córrego das Antas subiu mais de cinco metros, carregando colmeias de apicultores e interditando um dos acessos ao bairro rural Água das Antas.

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Duartina, a chuva teve início por volta das 20h30 e durou cerca de cinco horas, fazendo com que o rio Serrote subisse em média dez metros. "O município de Duartina, em março do ano passado, registrou de 150 a 180 milímetros de chuva em todo o mês. E ontem (quarta-20), agricultores do município registraram 120 milímetros em uma noite", revela.

Corpo de Bombeiros/Divulgação
Em Itápolis, a chuva arrastou carros e danificou asfalto de ruas

"Na zona rural, a gente tem em torno de 11 pontes e sete delas tiveram a cabeceira danificada". Em razão dos problemas nas estruturas de sustentação das pontes, a prefeitura conta que, das 11 linhas rurais de transporte escolar, que levam até as escolas do município aproximadamente 200 alunos por dia, três não conseguiram concluir o seu itinerário. Com isso, cerca de 50 estudantes ficaram sem aula.

Prefeitura de Duartina/Divulgação
Sete pontes rurais foram danificadas na zona rural de Duartina

Nesta sexta-feira (22), representantes de diversos setores da prefeitura irão se reunir para levantar os prejuízos causados pela chuva e formar uma força-tarefa com objetivo de recuperar estradas e pontes no fim de semana. Em razão do risco de alagamento do rio Serrote no Centro, de acordo com o município, a Defesa Civil monitora o local para verificar eventual necessidade de remoção das famílias.

INTERDITADO

Em Lucianópolis, em razão da cheia do córrego das Antas, por volta das 7h, equipes da prefeitura interditaram uma das estradas de terra que dão acesso ao bairro rural Água das Antas. Segundo o coordenador de Agricultura e Pecuária do município, Marcelo da Silva Maia, para chegar ao bairro, é necessário seguir por outra estrada que aumenta o percurso em cerca de dois quilômetros. 

Ele conta que o córrego subiu mais de cinco metros e que apicultores com propriedades às margens do local chegaram a perder algumas colmeias. Apesar do grande volume de água do córrego, segundo ele, não foram constatados danos em estradas e pontes. Em Itápolis (100 quilômetros de Bauru), a chuva forte também arrastou carros e danificou o asfalto de ruas. Apesar dos danos, não há registro de feridos. 

Prefeitura de Duartina/Divulgação
Rio Serrote subiu cerca de dez metros e Defesa Civil monitora
Ler matéria completa
Mais notícias em Regional
As mais compartilhadas no Face
Recomendado
voltar ao topo