Previsão do Tempo
Bauru
Sacadas

Natal

25/11/18 07:00

Natal

Na última semana que antecede a chegada de dezembro, o mês em que comemoramos o aniversário de nascimento do Menino Jesus com as esperadas comemorações de Natal, precisamos falar um pouco mais do significado dessa data não apenas sob o aspecto comercial. Muito embora seja essa a data mais importante do calendário de vendas, que gera muitos negócios, impulsiona a economia, circulação de riquezas, oportunidades de trabalho e importantes tributos para o setor público, beneficiando a sociedade como um todo, temos deixado a desejar quanto à ênfase e divulgação do verdadeiro motivo dessa celebração.

O Cristo

Simbolizado pelo presépio, onde aparecem Jesus, sua mãe, a Virgem Maria, José, o pai adotivo, carpinteiro, a representação é uma arte milenar criada por São Francisco de Assis. Numa noite de Natal, ele quis representar o nascimento de Jesus em Belém. E o fez com pessoas vivas da região onde estava. Relatos dão conta de que foi um acontecimento tão emocionante que as pessoas passaram a fazer pequenas estátuas para marcar a maravilhosa cena da noite em que o verbo de Deus se fez homem, se fez bebê por causa de todos nós. O presépio congrega símbolos que contam a história do nascimento de Jesus.

Significados

A palavra "presépio" originalmente significa local onde se recolhe o gado, curral, estábulo. O Evangelho de São Lucas 2,7 diz: "Maria deu à luz seu filho primogênito, o envolvendo em faixas e reclinou-o num presépio, pois não havia lugar para eles na hospedaria." O local "presépio" simboliza simplicidade, humildade, pobreza. O Filho de Deus, que tinha o poder de nascer onde quisesse, preferiu nascer num presépio! Maria foi a escolhida para ser a mãe do Salvador, aquela que disse sim à vontade do Pai, a nova Eva, a que obedeceu a Deus, e por isso é a Nossa Mãe.

Manjedoura

A palavra manjedoura vem do latim "manjare", que significa comer e denomina o lugar onde se coloca a comida do gado. Jesus teve a manjedoura como berço e ficou ali como um alimento para a humanidade, significando o Pão da Vida, aquele que alimenta o homem. Com sua humildade, se igualou a nós e se deixou crucificar para nos resgatar do pecado, nos perdoar e salvar. Sua cruz também pode significar o perfeito equilíbrio entre a verdade horizontal, material, e a verdade vertical, espiritual, lembrando que precisamos conjugar as duas coisas nessa passagem pela "escola da vida".

Vivificar

Por isso, em nossa modesta opinião, a sacada é entender que estamos realmente aqui apenas por um lapso temporal, que é um período com muitas aulas para que possamos aprender e evoluir com experiências desafiadoras e bons momentos de recreio, confraternizações e alegrias.

Natal Tamanho Família

Assim, vamos em frente, novamente liderando para Bauru e região a iniciativa do Natal Tamanho Família, que criamos com motivação humanista e também para resgatar uma tradição da Magia do Natal, que sempre foi diferenciada em Bauru e que estava se perdendo, no final dos anos 1990.

Momento

Fizemos, assim, o resgate de uma tradição e hoje entendemos que a ocasião não poderia ser mais importante e oportuna para valorizarmos as relações humanas entre semelhantes, de pessoas com pessoas, de pessoas com os animais e outras formas de vida com a natureza e com o universo. Precisamos agora e podemos ampliar a compreensão, solidariedade e o bem querer embasados na fé de que somos um com o todo e, portanto, somos um com todos e, assim, devemos exercitar, acima de tudo, a empatia, antes de julgarmos, antes de agirmos. Então, com muita e empatia, desejamos a todos um Feliz Natal Tamanho Família desde já.

Assenag

Na liderança de uma histórica temporada de expansão da Rede Confiança de Supermercados, o bauruense Jad Zogheib (foto) abre um espaço em sua agenda empresarial para uma pausa festiva no dia 8 de outubro, data em que receberá, em jantar a ser realizado na Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Bauru (Assenag), o título de Profissional do Ano 2018.

Profissional

Engenheiro civil formado pela FEB, Jad é um empreendedor nato, que adora participar diretamente do acompanhamento de suas equipes de construção e fornecedores de todo o processo construtivo e ampliação da rede de lojas, depósitos e outros empreendimentos do grupo que preside. Por seu perfil empreendedor, entusiasmo e compromisso também com o segmento social na comunidade e valorização da atividade da engenharia, foi escolhido por seus colegas como o profissional do ano e, com certeza, o evento será um dos acontecimentos concorridos do final de ano em Bauru.

Boutique de Papelaria

Referência em livraria, materiais escolares e papelaria, a Jalovi do Altos da Cidade é a primeira loja do segmento no interior a ter uma Boutique de Papelaria. O charmoso espaço foi aberto ao público no sábado e contou com presenças de gente ligada em designer e produtos do segmento, que remetem ao bom gosto, criatividade e diferenciais de requinte.

Especiais

Aliás, comentávamos com a empresária Eliana Lot Vieira e seu filho, o empresário Gabriel (foto), que estão à frente de toda a operação de atacado e varejo do Grupo Jalovi, que com a democratização digital, cada vez mais acessível e útil para a humanidade, o papel e seus produtos, como livros, cadernos, folhas de carta, porta-documentos, agendas, jornais, envelopes e cartões personalizados estão se transformando em objetos de desejo, uma celebração ao belo, formas, textura, sinestesia, visual e até mesmo ao aroma.

Momentos

Assim como degustar um chá ou um chocolate numa boa porcelana, um refresco ou uma água mineral em copos de cristal ou vinhos em taças adequadas melhoram - e muito - a percepção dos produtos, transformando esses momentos em verdadeiras experiências de prazer, o tátil, o visual e o aromático, no caso do papel, faz toda a diferença. Passe por lá, sinta o astral do novo espaço e deixe que as novidades da Boutique de Papelaria da Jalovi se apresente a você através de seus produtos e pelo atendimento especial dos funcionários. Chique mesmo, não é? E cada vez mais assim será.

'Jingle bells'

Por hoje e já a caminho do Natal e Ano Novo, desejamos bênçãos e sabedoria para todos e até a próxima semana com muito "jingle bells"!

Ler matéria completa
Mais notícias em Sacadas
As mais compartilhadas no Face
Recomendado
voltar ao topo