Previsão do Tempo
Bauru
Sacadas

Sacadas

23/12/18 07:00

Poetando

Esposa, cidadã simples e dedicada ao bem-estar de seus semelhantes, voluntária da vida ao lado de seu marido e nosso "herói" Ubiratã Alves da Silva, o famoso e querido Bira, cronista e colunista esportivo, criador do Troféu Ligado, que teve sua 39ª edição na noite de quinta-feira, no Teatro Municipal, Elisabete da Silva, chamada ao palco do evento liderado pelo seu marido, emocionou a todos ao ler para ele um poema de sua autoria. Isso depois de poucos dias antes de ele ter superado um mal súbito que poderia ter tido consequências mais graves, o que felizmente não se configurou, e Bira estava lá, com todos os seus familiares, entre eles a irmã Ubiraci e a neta Juliana (foto), parceiros, apoiadores e, principalmente, os laureados com o "Oscar do Esporte".

Ao texto

E compartilhamos com você o texto por ela escrito e falado com verdade e muito sentimento, que tanto emocionou a plateia presente ao teatro. Confira: "Quem sou eu? Tão pequenina, um grão de areia no ar. E Deus, com as mãos divinas, levou-me de volta ao lar. Não foi por mérito, creia, nem por força do pensamento que eu, um grão de areia, não fui levada ao vento, não fui levada nem ao mar nem ao deserto nesse eterno vai e vem... Porque, para minha sorte, o Deus da morte é o Deus da vida também!"

Véspera da véspera

Em véspera da véspera de Natal, tempo de comemorar a vida, vamos para os festejos com o desejo de celebrar com a família, parentes e amigos, sonhando, pelo menos entre o período de 25 de dezembro até o dia 2 de janeiro, com a chegada de um ano de coisas boas não só para uns ou para nós, mas para todos. É com a força do desejo, da fé e da ação que a humanidade vem evoluindo sob todos os aspectos, por mais que muitos achem que não.

Cada um

O tempo, com certeza, embora seja o mesmo para todos, tem em cada um efeito diferente, e quando, através dele, adquirimos conhecimento e sabedoria, com certeza estamos numa troca mais justa com ele, nesse período de passagem por essa dimensão, que gostamos de chamar de escola da vida. Portanto, como voltaremos com Sacadas só no próximo domingo, desejamos que você aproveite esse tempinho de virada de calendário para se renovar e começar 2019 com tudo.

Sem culpa

Isso é ainda mais possível para a maioria das pessoas, já que entre a sexta-feira antes do Natal até a quarta-feira preguiçosa do dia 2 de janeiro, além dos descansos dos finais e começo de semana prolongado pelos feriados, teremos ao todo praticamente 13 dias, ou seja, quase meio mês de transição, onde as coisas do cotidianos ficam meio que em compasso de espera. Pelo menos é o que esperamos.

Coisas do bem

Assim, batizamos, há alguns anos, esse tempo de "Semana sem culpa", principalmente para que os "workaholics" - ou viciados em trabalho - possam dar um tempo, um refresco sem culpa por não trabalhar, apreciar a vida em casa, num passeio, arrumando armários e gavetas, organizando a bagunça da garagem ou da edícula, rasgando papéis, separando objetos para doação que vai agradar a quem comprá-los em um desses abençoadas bazares solidários, por exemplo, gerando renda para suas entidades promotoras.

Prazeres

Também podemos tirar grande prazer de pequenas coisas, como dar uma volta por um parque da cidade, pisar descalço no leito de um córrego de água limpa, ouvir o barulho das águas ou então ouvir música de qualidade, assistir a bons filmes e saborear deliciosas leituras. Sorvendo textos diferenciados, regado a sucos naturais ou água de coco da fruta são outros pequenos prazeres, tanto quanto pedalar sua bike há meses pendurada à sua espera. Mas não se esqueça, lembre-se do filtro solar, como recomendava há anos um famoso vídeo narrado pelo jornalista Pedro Bial.

Livros: nunca deixe de usá-los

O vídeo "Filtro Solar", que viralizou no início dos anos 2 mil, foi reeditado pelo jornalista, agora recomendando não o protetor contra o sol, mas a leitura, os livros, que para ele são máquinas de viajar no tempo, que nos levam a conhecer melhor os outros e a nós mesmos. Livros, na verdade, nos trazem "luz". Você pode conferir no link http://gshow.globo.com/programas/conversa-com-bial/noticia/pedro-bial-adapta-classico-filtro-solar-em-manifesto-ao-consumo-de-livros.ghtml. Vale o vídeo. Vale ler.

Evolução

Essas propostas e outras tantas como as do Pedro Bial (foto), de coisas tão acessíveis, são mais do que um direito, fazem parte das nossas mais nobres necessidades. Assim como a teoria do ócio evolutivo, quando paramos para sentir, aprender, pensar, repensar, avaliar, reavaliar e até para repaginar nossa agenda, no caso já para receber 2019, a vida ganha novo ânimo. Então, desde já "Feliz Dolce Far Niente" pra você. Sem culpa, tá?

Causa & efeito

Cada vez mais na pauta da opinião pública o desejo de segurança prioriza a imediata repressão e punição aos que cometem delitos, com penas mais duras, cumpridas em sistemas penitenciários superlotados, que se transformaram, em sua maioria, em centros de aprimoramento da violência e crueldade de seu hóspedes temporários, que depois voltam às ruas, já que neste País não existe prisão perpétua. A violência é um fato, causa mais violência, mas não podemos ignorar que é resultado de muitas causas. Portanto, tem que ser vista também como efeito, como consequência.

Efeito & causa

Está correto mantermos o tema na pauta do Brasil para que a violência não cresça, pelo contrário, diminua tanto pelas efetivas ações preventivas, ostensivas, de inteligência e repressivas, na medida do necessário. Mas também devemos colocar na pauta do dia a dia do País os "por quês" de chegarmos a esse ponto, sejam essas causas de origem social, como desigualdade, falta de acesso a moradia, saúde, educação, trabalho e informação, ausência de perspectivas, modelos equivocados de valores, estrutura de governo, patologias, consumo de drogas, alcoolismo etc.

Ação 360

Só assim, trabalhando com as duas partes do problema, poderemos efetivamente avançar na pacificação e consequente evolução da sociedade como um todo. Pensemos nisso, muito. São muitas as perguntas que podem trazer ótimas respostas e resultados melhores ainda para toda a sociedade.

Ser melhor...

Ser melhor melhora o ser. Por amor próprio e também ao próximo, que sejamos todos iluminados pela sabedoria do Cristo e que o Natal seja um verdadeiro presente para todos, é o que desejamos a você. E até a próxima semana, com as bênçãos do Criador.

Ler matéria completa
Mais notícias em Sacadas
As mais compartilhadas no Face
Recomendado
voltar ao topo