Previsão do Tempo
Bauru
Sacadas

Patinetes

13/01/19 07:00

Patinetes

Cada vez mais presentes em cidades da Europa, os patinetes elétricos também já circulam em número crescente em Sampa, nas regiões da Vila Olímpia, Itaim, Pinheiros e também na Paulista, onde trabalham muitos jovens executivos e onde o relevo das ruas e calçadas é predominantemente plano.

Sem estações

Disponíveis em calçadas, podendo ser alugados onde são encontrados, também podem deixados onde seus usuários quiserem, sem estações físicas, mas ao que soubemos, dentro da área de circulação permitida pelos locadores.

Startups

Custam em média R$ 4,00 por 15 minutos, mais R$ 1,00 no desbloqueio, para uso individual. Mais fáceis de pilotar que as bikes, facilitam a vida de quem quer mobilidade em trajetos médios de 1 a 4 km. Em 2018, já eram algo em torno de mil unidades disponíveis na cidade.

Lúdicos

Os charmosos brinquedinhos vieram na sequência das bikes, porém, sem estações fixas de estacionamento e são frutos de startups que têm recebido aportes milionários de investidores e buscam se consolidar nesse mercado de mobilidade urbana compartilhada.

Trabalho e tour

Durante a semana, muitos usuários são os bem vestidos executivos e trabalhadores. Aos sábados e domingos, os usuários são, na maioria, pessoas a fim de diversão, passeando pelas charmosas e arborizadas vias, praças e parques.

Na montanha

E para quem quer fugir das grandes cidades, curtir férias e ir para a montanha, as cidades da Serra da Mantiqueira são uma ótima opção tanto na região paulista como na carioca, e também na parte mineira daquelas montanhas.

São Lourenço

Uma boa pedida é Aguas de São Lourenço, onde o Parque das Águas, adquirido há anos pela Nestlé, dona da francesa Perrier, engarrafa a famosa São Lourenço. Com bons hotéis, passeios a cavalo, charretes, pedalinhos, cachoeiras, fazendas e com as opções da saborosa comida mineira, a cidade e região são também um refúgio para muita gente do Rio, mas com crescente presença dos paulistas.

Opção

Ao lado de Caxambu, Cambuquira, Lambari, perto das bucólicas cidades de Cristina e Maria da Fé e não muito distante da mística cidade de São Thomé das Letras, o circuito das águas mineiro na Mantiqueira é também uma alternativa aos preços da "badalada" Campos de Jordão. Por lá também há belas aventuras por trilhas em jipes e quadricíclos, passeio no Trem das Águas, degustação na Rota do Café e incríveis voos de balão.

Nos Alpes

Para quem pretende ir mais longe e aproveitar o clima e a paisagem dos Alpes Suíços, a sugestão é um passeio inesquecível na região de Crans-Montana, onde uma brasileira, paulista de Bauru, implantou o Guarda Golf Hotel.

Perto de tudo

O local, privilegiadíssimo, fica a duas horas de Genebra e a três horas de Milão, estrategicamente combinando roteiros superinteressantes. Tem uma diferenciada estrutura para esqui e golf, além de requintes como pantufas de veludo e edredons de pena de ganso.

Tudo de bom

O endereço é mundialmente destacado, assim como o Guarda Golf, que também orgulha por ter a assinatura pessoal de Natti Felli, a empresária bauruense que se tornou referência quando o assunto é diferencial e bom gosto, num hotel que combina a precisão suíça, a elegância francesa e a hospitalidade brasileira.

Água, sal e sol

Já para quem não abre mão de água salgada e azul do mar, sol, caipirinha, cerveja gelada, camarões fritos e frutos do mar, o litoral que mais bomba entre os bauruenses é o da parte norte, a partir do Guarujá, em especial Pitangueiras, Enseada e mais à frente Pernambuco, passando a seguir pela Riviera (bauruense) de São Lourenço, em Bertioga, cidade onde temos a famosa Colônia do Sesc.

Caraguá

Seguindo por São Sebastião e Ilhabela, vamos a Caraguatatuba, na praia de Capricórnio, que é um antigo "point" dos nossos conterrâneos, que compraram inúmeras residências por lá, onde, como no Guarujá e na Riviera, o que não falta é gente que a gente conhece.

Ubatuba

Seguindo pela Rio-Santos, passamos pelo famoso condomínio fechado de Costa Verde, na praia de Tabatinga, onde também há bauruenses. Perto dali fica o Saco da Ribeira, onde estão ancorados lindos barcos, a caminho de Ubatuba, onde sempre encontramos gente daqui, muitos dos quais proprietários de imóveis por lá.

Parati

Na sequência, a dica é uma chegadinha a Parati, que para muitos deveria ser não do Estado do Rio de Janeiro, mas território avançado que ligaria oficialmente Minas Gerais ao seu sonhado pedaço de mar, já que a cidade que hoje é patrimônio histórico nasceu e cresceu graças ao ouro que vinha da terra dos mineiros, uai, que por sinal também frequentam em massa a paulista Ubatuba.

Verão

É verão e a dica para quem ainda não foi e não tem filhos em idade escolar, é esperar a volta às aulas e aproveitar o sol, calor e demais gostosuras com uma concorrência menor de veranistas. Mas não se esqueça do filtro solar e, se possível, de levar um bom livro, como recomenda Pedro Bial. Ambos são indispensáveis para um passeio iluminado. Sacadas de hoje deseja bênçãos a você e termina com uma mensagem muito especial a seguir.

Villas Bôas

Emocionante a cerimônia de transferência do Comando Geral do Exército, do general Villas Bôas para seu sucessor, Edson Leal, não apenas pela fala, determinação e coragem, inclusive pela superação física, mas especialmente pelo histórico de um dos cidadãos brasileiros mais diferenciados que conheci em minha vida. Aqui o recebi para uma confraternização simples e intimista no espaço Fazendinha-JC, na Grand Expo, criado com a inspiração da "cozinha da casa da vó da gente" , onde ele vivenciou o mesmo sentimento. Revelou, feliz, que se sentiu totalmente em casa, sendo o primeiro a chegar e, junto comigo, seu anfitrião, encerrou as atividades daquele espaço de convivência no avançado da noite, já que a prosa foi tão boa que não percebemos o correr das horas. Democrata, acessível, culto, inteligente e focado em humanismo, em pouco tempo estabelecemos uma relação que transcendeu qualquer temporalidade e, ao final do nosso encontro, fui surpreendido por mais um de seus gestos de carinho e grandeza, ao dizer: "Amigo Renato, obrigado por tudo, de coração. Tenho a sensação de que sempre nos conhecemos e quero que anote aí no seu celular o meu telefone, mas peço que na agenda, em vez de general, escreva: Amigo Villas Bôas, que é como vou anotar o seu nome em minha agenda."

E assim escrevi, amigo Villas Bôas, como assim está escrito no meu coração, amigo para sempre.

Renato Delicato Zaiden

Ler matéria completa
Mais notícias em Sacadas
As mais compartilhadas no Face
Recomendado
voltar ao topo