Previs√£o do Tempo
Bauru
Sacadas

EfervescÍncia

03/02/19 07:00

Efervescência

Verão com mais calor e menos chuva nesse janeiro deu à cidade uma movimentação noturna maior do que a média dos anos anteriores, o que é perfeitamente visível no trânsito, bares, cafés, sorveterias, lugares de caminhadas e passeios, restaurantes e ambientes climatizados como, por exemplo, os shoppings e supermercados.

Água

Se as temperaturas foram as mais altas dos últimos anos, o carrancudo cinza predominante no mês de céu quase sempre nublado na maioria dos janeiros, esse ano deu lugar a um azul “da cor do mar”, como diz uma das músicas mais belas do repertório do “imortal” Tim Maia, e também ajudou a movimentar as piscinas dos clubes, condomínios residenciais, casas de veraneio, chácaras e outras propriedades de lazer.

La volonté

Tirando o “mau humor do calor”, geralmente com picos entre às 11 da manhã e final da tarde, coisa entre 16h30 e 17h, em que a sensação térmica passa dos 40º e também pelas noites mal dormidas até mesmo por quem tem ar-condicionado, as roupas mais leves, coloridas, calçados abertos, esportivos, sandálias e chinelos, Rayn Bans e outros descolados óculos de marcas consagradas, muito filtro solar e água de coco, estão dando o tom do verão.

Preguiça

O calor, no entanto, também movimenta o dia a dia da cidade para quem pode aproveitar o “dolce far niente” por estar de folga, férias ou já aposentado. Em bairros mais antigos, o velho hábito das cadeiras nas calçadas, com vizinhos conversando até altas horas em frente suas casas, ainda pode ser visto.

Circulando

E se você ficou uns dias fora, em viagem pelas nossas praias ou até mesmo para outros Estados e países ou esteve muito focado em outras coisas, aproveite para dar uma volta na cidade e ver que são muitas as novidades que passaram a funcionar em matéria de novos estabelecimentos, em especial nos segmentos de varejo e serviços.

Sem parar

Que esse ritmo continue crescente ano afora, com a vinda de novos players, sucesso dos nossos empreendedores e trabalhadores e para a alegria com mais oportunidades de emprego para toda nossa gente, dentro de um processo de desenvolvimento regional vocacionado.

Águas

Já em março, são as águas do mês que fecham o verão, como se canta na música do também imortal , Tom Jobim, não sem antes curtirmos o feriadão do Carnaval, um dos poucos desse ano, que nos dará uma boa oportunidade para viagens, descansos, retiros e também para as folias dos sambódromos, avenidas, quadras de escolas de samba e clubes.

Carnabauru

Em Bauru, que teve o segundo Sambódromo do Brasil, inaugurado após o do Rio de Janeiro e antes do construído no Anhembi em São Paulo, o Carnaval vem, ano a ano, retomando seu espaço, tendo voltado timidamente e crescido em desfiles na bela Nações Unidas, onde viveu seus tempos de maior glória nos anos 1980, ainda quando bauruenses de quatro costados, como o engenheiro Zé Cabral, e os saudosos Sampainho e Célio Gonçalves coordenavam a montagem das arquibancadas, camarotes, venda de ingressos e programação dos desfiles. Toda a cidade se encontrava por lá numa grande confraternização.

Sambódromo

O Sambódromo de 2019 está no mesmo lugar, mas a cidade, infraestrutura e vias de acesso no seu entorno chegaram mais próximo de suas arquibancadas e pista. E se antes o Geisel e público da região garantiam a maioria das presenças na plateia, incentivando aos desfilantes, com chuva ou com sol, hoje a potencialidade e atratividade do local estão ajudando a motivar a presença de outros públicos, com mais expectadores de outras partes da cidade e também da região.

Infra

Ainda é cedo para se falar em grandes investimentos tanto no evento carnavalesco como nas dependências do Sambódromo, que a partir de agora, para ter suas atividades ampliadas e o Carnaval valorizado, precisa de um projeto de curto, médio e longo prazo, contando com a participação dos seus realizadores, poder público e instituições interessadas no fomento da cultura, turismo e lazer na cidade, de hotéis, bares, restaurantes e o comércio, e de gente competente no que diz respeito a viabilidade do evento em patamares que realmente o transformem num patrimônio de atratividade para Bauru.

Só na boa?

Nesse quesito, tem que ser coisa de profissional, e não apenas de um voluntarismo primário ou de um oportunismo voluntário, onde se enxerga uma oportunidade para aparecer diante dos holofotes, câmeras e microfones da temporada e de se faturar uns trocados a mais, sem ter nada de conteúdo embasado para apresentar. Vamos separar quem faz o Carnaval, quem tem história no segmento, de quem quer apenas "se dar bem" na folia.

De olho

Aliás, isso serve como uma vacina contra oportunistas de plantão, gente omissa, distante e desinteressada em ajudar realmente a cidade, especialistas em tentar desconstruir quem sempre faz algo de bom, mas querendo uma vaguinha ou uma boquinha quando as coisas efetivamente acontecem graças ao empenho e esforço de gente que realmente trabalha por Bauru.

Rima

Nesse quesito, o povo não se engana, pois quem é do Samba e como ninguém sabe quem é quem. O mesmo acontece em outras áreas e isso tem que ser mostrado, para acabar de vez com a cara de pau dos oportunistas, gente que vem solta o rojão, vê a explosão e depois se manda , deixando todos na mão.

Até mais

Sacadas de hoje fica por aqui, dedicada especialmente a bauruenses que fizerem história, respectivamente como empresário, homem público e profissional liberal da cidade, que são os já citados Eduardo de Mesquita Sampaio, o Sampainho, e Célio Gonçalves, dupla saudosa e ao Zé Cabral ainda na ativa, que eram assíduos frequentadores aos sábados do Restaurante Paiol, onde o âncora das conversas sempre foi o jornalista Zarcillo Barbosa, onde o também saudoso radialista Galvão de Moura tinha cadeira cativa.

Presenças

Por lá passava muita gente interessante e por vezes importantes lideranças da cidade, como Franciscato,Tidei de Lima, Moussa Tobias, Flávio De Angelis, Mário Bevilacqua, Marco Aurélio Brizolla, entre outros, nunca é claro deixando de apreciar o famoso Filet a Cubana e o Creme de Milho, inesquecíveis pratos da casa.

A você bênçãos do Criador e muitas boas noticias durante toda a semana. Até

Ler matéria completa
Mais notícias em Sacadas
As mais compartilhadas no Face
Recomendado
voltar ao topo