Previsão do Tempo
Bauru
Esportes

Vôlei: Luso perto de disputar a 1ª Divisão

Gabriel Pelosi
A idéia não é de hoje. Dirigentes da Luso/Iesb/Preve/Beneplan sonham com a possibilidade de disputar a Primeira Divisão do Campeonato Paulista de vôlei há alguns anos. No ano passado, no entanto, a idéia começou a ganhar força, quando um representante da Federação Paulista de Volleyball esteve em Bauru para conhecer as dependências do ginásio da Luso. As conversas entre Federação e Luso evoluíram e, no próximo mês, a Luso/Iesb/Preve/Beneplan deve estrear na primeira divisão do Campeonato Paulista. Faltam apenas a confirmação de novas cotas de patrocínio para a equipe assegurar sua participação junto à Federação Paulista.

“Está 90% certo que vamos disputar. Conseguimos algumas facilidades junto à Federação, como o desconto no pagamento de algumas taxas de manutenção do campeonato”, revela Adriano Pucinelli, diretor da equipe. O dirigente já está negociando novas cotas de patrocínio, já que precisa confirmar sua participação no Paulista até o final deste mês. “Já temos o apoio da Semel, do Iesb Preve e da Beneplan. Falta pouco. Estamos conversando com várias empresas e estou confiante”, confirma Pucinelli.

Reforços

No final do ano passado, a diretoria apresentou três reforços para esta temporada, já com a idéia de participar do Campeonato Paulista. Chegaram quatro jogadoras. A ponta Thaisa, de 18 anos e 1m87, que atuava por Franca na Divisão Especial do Campeonato Paulista, Deise e Giovana, ambas de Ourinhos. Mayhara, que chegou este ano, é uma das principais atletas da equipe. Além delas, Adriano confirmou o interesse em trazer mais dois reforços. Um deles pode ser apresentado já na próxima semana. Trata-se de uma jogadora que já atuou pela Luso há cerca de dois anos e está em uma equipe da Superliga – equivalente ao Campeonato Brasileiro de vôlei. “Prefiro não revelar o nome, porque ainda estamos em negociação. Mas se chegarmos a um acordo, pretendemos apresentá-la já na próxima terça-feira”, afirma o diretor.

A base da equipe que disputaria o Paulista viria do time sub-21, que costuma municiar equipes da Superliga de Vôlei. O último nome a reforçar a equipe ainda não está definido e deve ser observado durante os Jogos Regionais, previstos para começar no próximo dia 15. “Se confirmarmos a participação no Campeonato Paulista, não vamos entrar para ser meros coadjuvantes. Queremos ter um time forte que dispute as primeiras posições”, aposta Pucinelli.


____________________


Juvenil enfrenta rival histórico

O duelo entre as equipes de vôlei feminino da Luso/Iesb/Preve/Beneplan e de São Carlos já entrou para a história do esporte no interior. A cada encontro a rivalidade ganha ingredientes dignos de dérbis futebolísticos. Guardadas as devidas proporções, o confronto marcado para hoje, às 19h30, no ginásio da Luso é um dos mais aguardados do Campeonato Estadual juvenil da Associação Pró-Voleibol (APV).

No ano passado, a equipe bauruense superou São Carlos na final dos Jogos Regionais de Lins por 3 sets a 0, faturou o ouro e, de quebra, derrubou uma hegemonia de três anos da equipe sãocarlense nesta competição. Depois, no início do mês passado, as equipes voltaram a se enfrentar pelo primeiro turno do campeonato da APV, quando a Luso venceu novamente, por 3 sets a 1. Na ocasião, o membros da comissão técnica de São Carlos afirmaram que se reforçariam para a disputa dos Regionais deste ano. O técnico Osvaldo Altafin Júnior acredita que o adversário deve vir para a partida de hoje com uma equipe muito forte. “Comenta-se que o São Carlos alugaria o time do Praia Clube/Uberlândia, que joga a Superliga, para a disputa dos Regionais. Se eles realmente vierem com esse time, a partida de hoje vai ficar muito complicada para nós”, prevê o treinador.

Entre as atletas bauruenses, o sentimento é de confiança. “Dizem que o time de São Carlos está com sete reforços. Não sabemos, mas o time delas sempre foi muito duro, tem um saque muito forte, que temos que prestar atenção. Mesmo assim, a nossa expectativa é sair com mais uma vitória”, analisa a ponteira Juliana Delfino, de 21 anos, que veste a camisa da Luso há mais de um ano.
Leia mais em
voltar ao topo