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Bauru
Tribuna do Leitor

Preferencial é o cliente!

Vifrano Macario Gazoli

Infelizmente tenho observado, especialmente em lotéricas, a falta de preparo e esclarecimento em relação à lei que obriga o atendimento preferencial. Conforme a redação da lei vigente: "As pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos terão atendimento prioritário." Conforme a redação da Lei 10048/2000 (com redação atualizada pela Lei 13.146/2015).

Fato ocorrido na tarde do último dia 4 evidencia esse desconhecimento. Estava em uma fila aguardando o atendimento quando se postou ao meu lado uma senhora de idade acompanhada de uma mãe com criança de colo. Ao vagar um guichê de atendimento, cedi meu lugar para que essa mãe fosse atendida. Para minha surpresa, a atendente da lotérica disse que ela deveria ser atendida pelo caixa preferencial, que no momento não estava livre. Argumentei que ela tinha preferência de atendimento à minha pessoa, pois carregava criança de colo.

Ela insistiu dizendo que o guichê dela não era para atender os preferenciais, ignorando completamente o entendimento da lei. Insisti novamente dizendo que havia cedido meu lugar na fila. Grosseiramente, sem educação e desrespeitosamente, fechou o guichê na nossa cara dizendo então que não atenderia ninguém. Ao vagar outro ao lado, insisti para que a mãe tivesse o devido atendimento, no que fui atendido.

Dispor de um caixa preferencial não atende a lei quando nesta forma-se uma grande fila e os outros caixas se recusam a dar a preferência.

Preferencial é o cliente e não o guichê!

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