Previsão do Tempo
Bauru
Entrelinhas

Entrelinhas

Da Redação

Retirada

O secretário de Meio Ambiente, Sidnei Rodrigues, confirma para hoje o começo da retirada do chorume do antigo aterro sanitário, após o contrato com a empresa Multilixo ter sido assinado ontem, quando o caminhão que fez o serviço já era esperado. O material quase transbordou nesta semana, devido ao volume de chuvas. A licitação para a contratação de empresa para a retirada de chorume foi homologada apenas na semana passada. Antes, era a Emdurb quem licitava o serviço, mas desde o final do ano passado a decisão foi para que a prefeitura contratasse diretamente uma empresa.

Manejo

O titular da Semma adianta também que o Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Batalha deve ser apresentado no mês que vem, em audiência pública, na Câmara Municipal. A empresa STCP está finalizando o estudo, para apontar em quais locais poderá haver ocupação do solo e de que forma isso ocorrerá. A APA do Água Parada já teve revisão do Plano de Manejo, no ano passado, e a APA Vargem Limpa/Campo Novo está em fase de estudo pela empresa Arcadis Logos, que deve apresentar os resultados na metade deste ano.

Tradutor

O vereador Fábio Manfrinato (PP) lembra que já tinha solicitado o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas sessões da Câmara, demanda que agora está sendo apresentada pelo vereador Roger Barude (PPS). Manfrinato destaca que a alternativa mais viável na TV Câmara, na verdade, seria a adoção do 'Closed caption', que são legendas com o conteúdo do que é veiculado em áudio, uma vez que nem todos os deficientes auditivos conhecem a Libras, afirma.

Central

Outro pedido de Manfrinato é para que a prefeitura faça a implantação de uma Central de Atendimento em Libras. A solicitação vem desde o governo passado e foi novamente cobrada do prefeito Clodoaldo Gazzetta (PSD) na atual gestão. A central funcionaria com um profissional traduzindo em Libras os serviços oferecidos, com o uso de um computador e câmera. Ainda não há estimativa de quando a ideia deve ser aproveitada.

Segurança

A primeira reunião da Mesa Diretora da Câmara, hoje, deve tratar de vários assuntos internos do Legislativo. Um deles é a melhoria do sistema de segurança da sede da Câmara Municipal. A proposta é que os visitantes sejam identificados, por questão de segurança, porém, naturalmente, sem impedir o acesso de ninguém ao prédio.

Projetos

Mais tarde, o presidente José Roberto Segalla (DEM) e os demais membros fazem a primeira reunião com o prefeito para tratar de projetos que o governo deve encaminhar neste ano. Nos últimos dias, Segalla e Gazzetta se falaram por mensagens, contudo esta será a primeira reunião entre os dois.

Estação

O presidente do DAE, Eric Fabris, deve se reunir até a semana que vem com a empresa COM Engenharia para definir a retomada das obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vargem Limpa. As obras estão paradas há vários meses, e Fabris afirma que a construção precisa voltar ainda neste mês. A maioria dos aditivos solicitados foram liberados e a previsão de entrega da obra é no começo do próximo ano.

Leia mais em Entrelinhas
voltar ao topo