Previsão do Tempo
Bauru
Tribuna do Leitor

Estado incentiva mamografia

Assessoria de Imprensa - Secretaria de Estado da Saúde

Em atenção à matéria "Com um aparelho de ponta e 3 comuns, município passará a fazer mamografia", publicada pelo Jornal da Cidade nesta quinta-feira, 10 de janeiro, o Departamento Regional de Saúde (DRS) de Bauru informa que, para 2019, está prevista a oferta mensal para a região de mais de 2,5 mil exames de mamografia em mais de vinte serviços estaduais e municipais.

Especificamente no município de Bauru, devem ser ofertados cerca de 700 exames, em média. O agendamento é feito pelos municípios, por meio da Cross (Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde), em serviços de referência.

O Estado incentiva a realização da mamografia para rastreamento e detecção precoce do câncer de mama. Oferece o programa "Mulheres de Peito", composto por quatro carretas itinerantes que circulam por todo o território paulista, facilitando o acesso aos serviços. Há ainda um callcenter para agendamento telefônico do exame (0800-779-0000).

O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Nesse caso, o exame é feito num dos mais de 200 serviços de mamografia fixos do SUS paulista, como ambulatórios, hospitais e clínicas.

Somente por meio desse programa, desde 2014 foram feitos cerca de 240 mil atendimentos, que resultaram no encaminhamento de 2 mil mulheres com diagnóstico suspeito para continuidade da assistência em serviços especializados.

 

Leia mais em Tribuna do Leitor
voltar ao topo