Previsão do Tempo
Bauru
Entrelinhas

Entrelinhas

Da Redao

Zeladoria 

O prefeito Clodoaldo Gazzetta anunciou medidas em várias frentes ontem com a missão de "mudar a cara da limpeza urbana da cidade". A contratação de serviços diretos, na área de zeladoria por exemplo, confirma o anúncio feito pela administração de que, aos poucos, a Emdurb deixa de ser a prestadora de serviços. Ela não tem condições de competir com os preços de mercado e vem sucateando sua estrutura para bancar contratos a preços que não cobrem seus custos, nas condições atuais.

Consequência

Como o prefeito já adiantou que não quer responder, no futuro, por apontamentos já realizados de que a sistemática atual "burla" a licitação (oferecendo-se ao final de cotações prévias de preços o contrato à Emdurb por um centavo a menos), o modelo vai sendo eliminado. A Prefeitura abre licitações e contrata serviços privados. O desafio será reduzir o quadro e a despesa da Emdurb na mesma proporção. Ainda há indefinição sobre o valor a ser pago pelo atual contrato de coleta de lixo, com defasagem que amplia o rombo na já debilitada Emdurb.

Recape

A Secretaria de Obras vai ficar com o serviço direto de recape nas ruas, cujos recursos virão de emendas parlamentares e ações diretas junto ao governo do Estado. O prefeito disse que cansou de esperar que DAE e Obras ajustassem a má qualidade de tapa buracos nas ruas. Acertar o chamado resserviço foi prometido pelo prefeito ainda em dezembro de 2017, no final do primeiro ano de governo. Agora, quem vai fazer tapa- buraco e fechamento de vala é o setor privado. Restará garantir qualidade e fiscalizar esta frente.

Manutenção

A decisão de comprar 10 caminhões novos para coleta de lixo, cuja vida útil estimada é de 5 anos, é uma medida administrativa sem precedentes. De fato, nenhum outro prefeito decidiu comprar tantos caminhões de uma só vez. A capacidade é de renovação de 70% da frota atual para as escalas diárias, sem os reservas. O desafio será, depois, garantir programas de manutenção corretiva e preventiva capazes de não tornar os caminhões novos também sucatas.

Funprev

A Fundação de Previdência (Funprev) inicia o exercício de 2019 com Gilson Gimenes na presidência. Ontem, foi realizado reunião com conselheiros para avaliar o quadro de aplicações. Encontros com especialistas do mercado financeiro estão programados. Gilson tem pela frente a missão, ainda, de garantir a ocupação de cargos de chefia com perfil técnico e de corrigir a visível ocorrência de cargos de comando (chefes e diretores) sem subordinados. Norma do TCE aponta que são necessários pelo menos 3 servidores por sessão para que se justifique a existência de cargos de comando na gestão pública.

Posse

A posse dos deputados federais Capitão Augusto (PR) e Rodrigo Agostinho (PSB) ocorre nesta sexta-feira. O primeiro foi reeleito e vai para o segundo mandato, e está de mudança de Ourinhos para Bauru. Já Rodrigo vai para a primeira participação como deputado, após oito anos como prefeito de Bauru. Os dois também estão em lados opostos no que diz respeito ao governo federal. Enquanto Capitão Augusto é ligado ao presidente Jair Bolsonaro (PSL), Rodrigo Agostinho é de uma legenda que declarou oposição.

Leia mais em Entrelinhas
voltar ao topo