Previsão do Tempo
Bauru
Tribuna do Leitor

Ajuda em Brumadinho: sinceridade ou hipocrisia?

Sergio Ricardo Adami

Antes de iniciar o texto, devo lembrar o significado de hipocrisia: Pessoa que finge sentir o que não sente; que esconde seus reais sentimentos e intenções. Agora vamos ao texto.

Nos dias em que se iniciou a ajuda a Brumadinho, vi nas redes sociais várias pessoas, alguns até amigos, divulgando sua tristeza ou reflexão sobre a tragédia. O que mais vi foi #somos todos brumadinho. Lembrei-me que no passado vi também #força chape (sobre a tragédia do time de futebol de Chapecó).

Lembro-me também das fotos do Face com fundo da bandeira da França quando o país sofreu um atentado terrorista. Mas voltando para o hoje, sobre bauruenses (até autoridades e figuras importantes)que até foram a Brumadinho, preocupados com a situação, gostaria de lembrar que eles estão recebendo ajuda internacional, federal, estadual e da própria empresa responsável pela tragédia, ainda que toda ajuda enviada por eles nunca serão suficiente para substituir as vidas que foram levadas.

Mas ajuda nunca é demais, então fiquem à vontade para ajudar no que sentir em seus corações, mas gostaria de sugerir uma ideia: ajudar os que estão perto também! Tipo em nossa cidade de Bauru que passou e ainda passa por situações difíceis, seguem algumas sugestões: #somos todos dipirona (sobre os postos de saúde e hospitais não terem dipirona para dor de crianças idosos etc). #somos todos dona Marinez (mulher bauruense que perdeu 3 filhos crianças, o marido e o namorado da filha afogados em uma lagoa em Bauru). #somos todos rafael mauricio, #somos todos casa da criança #somos todos funcionários das empresas do distrito industrial (famílias que passam necessidades pois não receberam as recisões trabalhistas e vivem de ajudas e favores), #somos todos centrinho de Bauru (que querem fechar), #somos todos moradores do lauro de souza lima# (que receberam uma ordem de despejo do ex-governador Marcio França, onde diz que eles gastam muita energia elétrica).

Agora é só esperar chegar o frio para começar a ver aqueles que no verão postam foto em sorveterias #é o que tem pra hoje. Postar fotos que estão levando sopas, cobertores para moradores de ruas, e se vangloriam nas fotos das redes sociais.

Mas segue uma passagem dita por Jesus em Mateus 6: "Guardai-vos de fazer as vossas esmolas diantes dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto a vosso Pai que está nos céus.... V3 Mas quando tu deres esmolas não saiba a tua mão direita o que faz a esquerda; de a sua esmola em secreto e teu pai que tudo vê em secreto; ele mesmo te recompensara publicamente. Não tive a intenção de ser insensível com ninguém, nem com situação alguma, só gostaria de deixar uma reflexão sobre o que penso. Quer uma última dica? Poste em sua rede social: #Autoridades de Bauru, queremos dipirona e não carnaval.

Leia mais em Tribuna do Leitor
voltar ao topo